São Bonifácio de Mogúncia

05 de junho - São Bonifácio de Mogúncia

Nasceu em 672, Devonshire, Inglaterra. Seu nome de batismo Vinfrido. Foi para a vida monóstica muito cedo, contra a vontade do seu pai. Estudou teologia no Mosteiro Beneditino de Adescancastre, tendo como mestre o abade Winbert. Logo, ele se tornando professor do mosteiro. Foi ordenado padre aos 30 anos. Foi o responsável pela escrita da primeira gramática de latim produzida na Inglaterra.

Em 716, foi para Frísia, tentar converter os habitantes local, não conseguiu devido a guerra entre Francos e Frísios. Retornou para o mosteiro de Nursling.

Em 718, foi para Roma, ai o Papa Gregório II, o mandou para Alemanha, em 30 de novembro de 722, foi nomeado Bispo de todo território da Germânia, que ele mesmo evangelizou.

Em 723, derrubou o carvalho sagrado dedicado ao deus Thor, perto de Fritzlar, construindo ali uma pequena capela com sua madeira. Hoje, é a Catedral de Fritzlar, primeira sede do bispado da Alemanha.

Em 732, foi a Roma, "prestar contas" ao Papa Gregório III, dos últimos acontecimentos. O Papa o tornou Arcebispo da Alemanha, ali batizou centenas de saxões.

Em 737-738, foi formalmente feito Arcebispo. Em 745, elevou Mogúncia à Sé Metropolitana, estabelecendo seu primeiro arcebispado. Depois estabeleceu os bispados de Salzburgo, Ratisbona, Fresinga e Passau.

Foi, a França reorganizar a Igreja dos Francos. Lá fundou as dioceses de Buraburgo, Wurzburgo e Erforte.

Santo Bonifácio, não desistiu dos Frísios, e em 754, foi para lá com a intenção de batizar uma grande quantidade de pessoas, mas em vez disso, fizeram uma emboscada e o assassinaram.

Morreu em 5 de junho de 754, depois de 31 anos e 6 meses de episcopado. Seus restos mortais ficaram na Catedral de Fulda.

São Bonifácio, rogai por nós !