Nossa Senhora da Confiança - 24 de fevereiro.

História de Nossa Senhora da Confiança.

A devoção surgiu na Itália, pela irmã Clara Isabella Fomalli, Monja Clarissa, falecida e 1744 e com processo de beatificação em andamento. Ela tinha sempre consigo um quadro, considerado milagroso. O Quadro tinha Nossa Senhora com o menino Jesus no colo. No século XVII a cópia deste quadro começou a circular pela Itália, sob o título de Mãe da Confiança

Todo que se refere a esta devoção, por parte de Irmã Clara, ficou registrado no livro do Mosteiro de São Francisco, da cidade de Todi, na Itália, que continua no mosteiro desde 1744, data da morte da Irmã Clara Isabel.

Em 1781, o quadro saiu do Mosteiro, atendendo ao pedido do sobrinho do Padre Jesuíta Crivelli, que doente gravemente desejou se penitenciar diante da imagem de Nossa Senhora da Confiança, cuja devoção aprendera de seu tio. Ele que achava que iria morrer, acabou ficando curado. Em agradecimento mandou fazer uma cópia exata do quadro.

Esta cópia, ele levou para Roma, quando foi designado diretor espiritual do Colégio Germânico, que foi sede, por um longo período, do Pontifício Seminário Maior de Roma. O seminário do Papa. Onde Nossa Senhora da Confiança, foi eleita Padroeira do Seminário.

Desde muito cedo, Nossa Senhora da Confiança, mostrou aos seminarista que, se recorressem a Ela podiam contar com seu auxílio, em todas as situações. Assim aconteceu por duas vezes, no anos de 1837 e 1867, Quando uma epidemia de cólera atingiu a Cidade de Roma, mas não atingiu nenhum seminarista e ninguém do seminário, pela intercessão de sua Padroeira.

Na primeira Guerra Mundial, aproximadamente 100 seminaristas foram enviados à frente de batalha, estando sobre a proteção de Nossa Senhora da Confiança (Madonna Della Fiducia). Todos retornaram vivos.

Quando a sede definitiva do Seminário, ficou pronta em 1917, uma nova Capela de mármore e prata, foi dedicada a Nossa Senhora da Confiança, padroeira do Seminário. O Papa Bento XV, em uma solenidade, neste dia, coroou Nossa Senhora da Confiança (Madonna Della Fiducia), confirmando seu título e o dia de sua festa, em 24 de fevereiro.

Quando o quadro chegou no Seminário Romano, veio acompanhado de um antigo pergaminho, que ainda existe ate hoje, o qual traz as palavras consoladoras da Irmã Isabel: "A Divina Senhora dignou-Se conceder-me que toda alma que com confiança se apresentar antes este quadro, experimentará uma verdadeira contrição dos seus pecados, com verdadeira dor e arrependimento, e obterá de seu Diviníssimo Filho o perdão geral de todos os pecados. Ademais, essa minha Divina Senhora, com amor de verdadeira Mãe, se comprouve em assegurar-me que a toda alma que contemplar esta sua imagem, concederá uma particular ternura e devoção para com Ela".

A Devoção à Nossa Senhora da Confiança, se alcança mais facilmente a graça quando se reza a jaculatória: "Minha Mãe, minha Confiança".

Nossa Senhora da Confiança, rogai por nós!

Doce Coração de Maria, sede nossa proteção!