21 de junho - São Luiz Gonzaga, Padroeiro da Juventude, seminaristas e estudantes

Nasceu em 09 de março de 1568, em Castiglione delle Stiviere, Itália. Filho do Marquês de Castiglione Ferrante Gonzaga. Sendo o primeiro de sete filhos. Seu pai era comandante do exército imperial, por isto, desde os 5 anos, Luiz se vestia como soldado, marchando atrás do batalhão de seu pai. Por outro lado sua mãe se preocupava e lhe dar uma educação cristã. Frequentava os ambientes mais ricos da época. Com 10 anos foi enviado a Florença, como pajem de honra do grão-duque de Toscana. Depois, serviu como pajem na Espanha do Infante Dom Diego. Neste tempo aproveitou para estudar filosofia na universidade de Alcalá de Henares. Aos 12 anos recebeu a primeira comunhão das mãos de Carlos Borromeu, que hoje é santo.

Depois de receber a Eucaristia, se sentiu chamado a vida religiosa, mas seu pai não autorizou imediatamente, antes enviou Luiz Gonzaga às cortes de Ferrara, Parma e Turim, na esperança de que ele fosse seduzido pelas honras da nobreza dessas cortes.

Com 14 anos seu pai o chamou, e perguntou, e agora, ainda quer ser padre, São Luiz Gonzaga respondeu: "É nisso que penso noite e dia". Ai seu pai autorizou. São Luiz renunciou ao título a que tinha direto por descendência e a herança da família. Em seguida entro para o noviciado na Companhia de Jesus, em Roma, que estava sobre a direção de São Roberto Berlamino. La ficou com os serviços mais humildes.

Foi para Roma em, 1590, para aperfeiçoar seus estudos. Mas lá estava tendo uma epidemia de tifo. Começou a ajudar os doentes. Dizem, que às vezes, São Luiz carregava nos próprio ombros os doentes, para leva-los ao hospital. Com isto foi contaminado, com o tifo.

Morreu em 21 de junho de 1591, com 23 anos, em Roma. Foi Beatificado em 19 de outubro de 1605, pelo Papa Paulo V. Foi Canonizado em 31 de dezembro de 1726 pelo Papa Bento XII, que o proclamou, "Padroeiro da Juventude". Seus restos mortais foram sepultados na Igreja de Santo Inácio, em Roma. E são venerados até hoje. A capa que São Luiz Gonzaga usava, encontra-se na Basílica dedicada a ele, em Castiglione delle Stiviere, cidade em que nasceu.

São Luiz Gonzaga, Padroeiro da Juventude, rogai por nós !

Súplicas a São Luís Gonzaga

1. Suplico-vos, ó ilibadíssimo S. Luís Gonzaga, pela vossa admirável pureza, que me deis dese­jo de vos imitar nesta angélica virtude, vencen­do todas as ocasiões de manchá-la, de modo que a conserve inviolada até me unir convosco na celeste bem-aventurança, prometida aos inocentes e limpos de coração.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.


2. Suplico-vos, ó amabilíssimo S. Luís, pela vossa austera penitência, e pela guarda dos vossos sentidos, que me obtenhais um ódio santo contra mim mesmo, para que, mortificando os meus sentidos, os faça servir de instrumento para honrar e nunca para ultrajar a divina Majestade.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.


3. Suplico-vos, ó gloriosíssimo S. Luís, pela vitória que alcançastes de vossas paixões, que me alcanceis coragem para domar as minhas, e especialmente a que em mim predomina, de modo que, mortificada e vencida esta, mere­ça convosco ter coroa de glória imortal.

Pa­i-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.


4. Suplico-vos, religiosíssimo S. Luís, pela vossa obediência tão exata às regras do vosso instituto, e às ordens dos vossos superiores, que me impetreis a graça de observar a lei de Deus e as obrigações do meu estado, para que, fazen­do a vontade de Deus na terra, mereça fazê-la eternamente em vossa companhia no Céu.

Pa­i-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.


5. Suplico-vos, ó humilíssimo S. Luís, pelo aborrecimento que tivestes às vaidades do mundo, pondo debaixo dos pés todos os respei­tos humanos, me alcanceis o desapego dos bens da terra e o desprezo das máximas do mundo, para que possa caminhar com fervor e perseve­rança pela senda da divina vontade, e gozar da perfeita liberdade dos filhos de Deus.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.


6. Suplico-vos, por último, querido São Luís, coroeis todas as vossas graças com a maior que vos peço, e é que me impetreis do Senhor um ato perfeito de amor de Deus, particular­mente no último ponto da minha vida, para que assegure a graça da perseverança final, e ante­cipe na terra o que desejo e espero fazer bem-aventuradamente no Céu, isto é, amar o meu Deus com toda a perfeição por toda a eternidade.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.


Oremos:

Ó Deus, fonte dos dons celestes, reunistes no jovem Luís Gonzaga a prática da penitência e a admirável pureza de vida. Concedei-nos, por seus méritos e preces, imitá-lo na penitência, se não o seguimos na inocência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Que a intercessão de São Luís Gonzaga nos alcance de Deus as graças necessárias para vivermos, aqui e agora, a mesma vida de virtudes que ele levou.


V. Rogai por nós, São Luís e em especial pela juventude.

R. Para que sejamos todos dignos das promessas de Cristo. Amém!