Santa Margarida

20 de julho - Santa Margarida de Antioquia (Turquia), Virgem e Mártir.

Santa Margarida -

por Francisco de Zurbarán

Nasceu em 275, em Antioquia da Pisídia (atual Turquia). Seu pai era um sacerdote pagão. Ficou órfã de mãe quando pequena. Foi entregue aos cuidados de uma mãe adotiva, que era católica, mas secretamente, pois os cristãos eram perseguidos por Diocleciano. Mas a ama, a criou como cristã.

Quando retornou a casa de seu pai, declarou que era cristã, ele a expulsou de casa, votou a viver com sua mãe adotiva, na Ásia Menor, atual Turquia. Lá ela trabalhava ajudando a cuidar do rebanho.

Um dia, quando apascentava o rebanho, foi notada pelo governador, que encantado por sua beleza propôs-lhe o casamento, mas ela tinha consagrado sua virgindade a Deus, disse a ele ser cristã, e que não desejava se casar. Ele se sentiu humilhado, e denunciou Margarida como cristã, e ela foi presa.

Conta-se, que presa, recebeu a visita do demônio, que apareceu sob a forma de um dragão, e a engoliu, mas Santa Margarida, armada com sua cruz, abriu a barrida do dragão com sua cruz, saindo vitoriosa. Por isto é considerada padroeira da gestantes, que a invocam para ter um parto fácil.

Foi interrogada várias vezes, mas sempre continuava a ser declarar cristã. Então foi torturada, brutalmente, várias vezes, mas resistia milagrosamente. Conta-se que uma pomba desceu do céu e colocou em sua cabeça uma coroa.

Como não, conseguiam faze-la desistir da fé, e vendo que não conseguiram mata-la torturando. Resolveram decapita-la, no dia 20 de julho de 290, tinha 15 anos. O corpo de Santa Margarida, foi recolhido pelos cristãos, e enterrado em um lugar seguro. Passaram então a venera-la.

No século X, seu corpo foi levado por Agostinho de Paiva, que queria leva-lo para a própria cidade. Mas quando chegaram na Abadia de São Pedro em Valle Perlata, perto de Montefiascone (Itália), ele adoeceu e morreu, deixando a relíquia naquele lugar. São várias localidades, sobretudo italianas e francesas, que se orgulham de possuir alguma de suas relíquias.

Santa Joana D'Arc, que dizia ouvir vozes dos Santos do Céu, convocando-a para a missão de proteger seu país, uma das vozes que ouvia, era a de Santa Margarida.

Santa Margarida, rogai por nós.