São Gregório Magno

03 de setembro - São Gregório Magno - Gregório I, papa número 64

Nasceu em 540, em Roma. Filho do senador Godiano e de Santa Silvia, família rica. Sua mãe Silvia, suas tias Emíliana e Tarsila, se tornaram santas. Foram elas as responsáveis pela sua educação. Com 30 anos foi nomeado Pretor (governador) de Roma. Seu pai morreu quando tinha 33 anos. Nesta época o convento de Montecassino, foi invadido pelos longobardos, (povo de origem Germânica), os Monges Beneditinos, pediram abrigo a São Gregório, que lhes deu um castelo na colina Célio, lá juntamente com os Monges fundou o Mosteiro de Santo André, da Ordem de São Bento, que passou a visitar com frequência. Isto fez surgi nele a vocação para a vida monástica.

Em 575, entra para o Mosteiro. Distribui parte de seus bens aos pobres. Uma doença estomacal o impedia de fazer jejum, rezou a Deus para cura-lo. Recebeu a cura e passou a jejuar como todos os monges. Em, 576 se tornou Abade do mosteiro. Em 577, o Papa o enviou a Constantinopla como embaixador. Lá continuou como Monge, apesar da missão. Foi em Constantinopla, que São Gregório escreveu seu Comentários ao Livro de Jó, os Maralia. Este é um dos mais extraordinários livro da Sagrada Escritura, por alguém comentado. Tanto que Santo Agostinho ao falar do livro de Jó, fez apenas um pequeno comentário, pois disse que tudo que se poderia dizer de Jó, Já fora dito por São Gregório Magno. Aliás, foi em Constantinopla que São Gregório escreveu grande parte de sua obra literária.

Chamado de volta a Roma, em 585, volta a ser abade no convento. Mais tarde vai dizer, que lá foram os melhores e mais felizes anos que passou na vida.

Em, 590, morre o Papa Pelágio II. São Gregório foi eleito em votação unânime, claro menos o seu voto. Escreveu ao Imperador de Constantinopla, pedindo para não confirmar sua eleição. O imperador sabendo de suas capacidade não o atendeu. Então ele se retira para um lugar escondido, mas uma luz milagrosa aponta seu esconderijo.

Em 3 de setembro de 590, foi consagrado Papa. Foram 14 aos de pontificado. Levou uma vida de Monge, como Papa, dispensou todos os leigos que serviam no palácio, seu apostolado foi de muito trabalho, disciplina, moralidade e respeito às tradições da doutrina cristã.

Foi o Papa Gregório que enviou 40 monges do Mosteiro de Santo André à Inglaterra, sob a direção de Santo Agostinho (o de Cantuária). Lá conseguindo muitas conversões. Santo Agostinho de Cantuária foi declarado Bispo de Canterbury, capital religiosa da Inglaterra.

Na obra de Santo Gregório, "A Regra Pastoral", falando dos deveres de um Bispo. O livro é quase uma obrigação para os bispos de todo o mundo, nele pautem sua conduta. Um ponto do livro: "Os bispos são os olhos do povo. Se os que governam o povo não tem luz, os que lhes estão submetidos só podem cair em confusão e erro".

O Papa São Gregório, nos tempos difíceis, mandava distribuir comida diariamente aos pobres. Ele mesmo convidava todos os dia 12 pessoas humildes, para a sua mesa, e ele mesmo fazia questão de servi-los. Um dia Jesus Cristo foi um dos dos peregrinos humildes a quem ele atendeu.

Um superior de um convento veio lhe pedir ajuda, mas achava que o que necessitava era muito, então pediu 1/3 do eu precisava. São Gregório, descobriu as necessidade deste, e não só lhe deu tudo, que pediria inicialmente, mas também um pouco mais por generosidade.

A São Leonardo, Bispo de Sevilha, assim escreve o Papa São Gregório: "Eu deveria acrescentar uma instrução sobe o modo como deve viver um bispo, mas es a suprimo, porque vós já preveniste o que eu deveria escrever pelas vossas próprias obras".

O Santo Papa Gregório, era zeloso em defesa da fé. Por isto combatia todos os modos as heresias e teologias contrárias a Santa Igreja na época. O Santo Papa, mandava cartas para serem lidas aos camponeses, a fim de orientá-lo na Fé.

Seu zelo pela liturgia era tanto, que começou com uma reforma do Clero. Depois, dos cânticos das celebrações litúrgicas, criando uma escola de cânticos litúrgicos em Roma, conhecidos como "Canto Gregoriano". Escreveu contra as superstições. Escreveu que se deveria tirar um dia da semana para Deus, na época o sábado, hoje o domingo.

O Papa Gregório era um exemplo de humildade, tanto que escrevia elogios aos Bispo os exaltado. Ele, queria receber apenas o título de "servos dos servos de Deus", mas acabou sendo venerado como doutor da Igreja. Foram encontrados mais de 1.000 escritos entre cartas e homilias. Fora inúmeras outras obras. Fundou outros seis mosteiros na Sicília. Foi proclamado Papa São Gregório, o Magno (grande).

Morreu em 12 de março de 604, com 64 anos, em Roma. Foi sepultado na Basílica de São Pedro. Durante seu funeral, o povo já o aclamava Santo. Seu sucessor foi o Papa Sabiniano. Sua festa é no dia 3 de setembro, dia em que foi consagrado Papa.

São Gregório Magno, rogai por nós !