26 de dezembro - Santo Estêvão, o Protomártir

Nasceu em Jerusalém, Palestina. Foi o primeiro mártir da Igreja Católica. Como havia um grande número de viúvas e crianças, sendo esquecidas na distribuição diária, diária, os 12 discípulos, reuniram a multidão, para escolherem 7 diáconos, para esta missão. Pois os apóstolos, deveriam se dedicar a pregação da Palavra. Assim disse os apóstolos, à multidão: "Procurai, antes, entre vós, irmãos 7 homens de boa reputação, repleto do Espírito Santo e de sabedoria, e nós os encarregaremos desta tarefa".( At 1, 3). "Escolheram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo e de sabedoria, .... , Apresentaram-nos aos apóstolos, que tendo orado, impuseram-lhes as mãos. (At 1, 5-6).

O serviço do diaconato no começo da Igreja era apenas para distribuir alimentos e coordenar a ajuda aos necessitados. Mas Santo Estêvão, fazia muito além disso, pregava a palavra, operava prodígios e sinais entre o povo. Por sua intercessão aconteceram vários milagres. Foi grande, o número de convertidos, por suas pregações.

Por seu sucesso nas pregações, foi chamado nas sinagogas para discussões. Mas não conseguiam vencê-lo. "Mas não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito Santo com o qual ele falava". (At 6, 10).

Como não conseguiam vence-lo, "Subornaram então alguns para dizerem: "Ouvimos-lo proclamar palavras blasfemara contra Moisés e contra Deus". Amotinaram assim o povo, os anciões, e os escribas, e chegando de improviso, arrebataram-no e o levaram a presença de Sinédrio". (At 6, 11-12).

Foi preso e no julgamento no Sinédrio, diante da autoridade de Saulo (São Paulo). "Todos os membros do Sinédrios com os olhos fixos nele, tiveram a impressão de ver em seu rosto o rosto de um Anjo". (At 6, 15). Mesmo tendo respondendo todas as perguntas com exatidão, foi condenado a morte por Blasfêmia.

Santo Estêvão se manteve firme defendendo a fé em Jesus Cristo. Foi quando: "Estêvão, porém, repleto do Espírito Santo, fitou os olhos nos céu e viu a glória de Deus, e Jesus, de pé, à direita de Deus. E disse: "Eu vejo os céus aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus". Eles, porém, dando grandes gritos, tamparam os ouvidos e precipitaram sobre ele. E arrastando-o para fora da cidade, começaram a apedreja-lo. As testemunhas depuseram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estêvão, enquanto ele invocava e dizia: "Senhor Jesus, recebe meu espirito". Depois, caindo de joelhos, gritou em voz alta: "Senhor , não leve em conta este pecado". E dizendo isto, adormeceu." (At 7, 55-60).

Santo Estêvão, passou a ser cultuado logo após sua morte. Em 415 seus restos mortais foram encontrados. Suas relíquias estão numa igreja em Metz, que segundo São Gregório de Tour, que pela intercessão de Santo Estêvão, foi o único local da cidade que escapou do incêndio provocado pelos hunos. Pelo fato dele ter sido o primeiro mártir, sua festa foi marcado no dia 26 de dezembro por ser o dia após o nascimento de Jesus.

Santo Estêvão, rogai por nós !