Dia 10 de maio - São Damião de Molokai

São Damião de Molokai, nasceu em 3 de janeiro 1840, na Bélgica, ao norte de Bruxelas, seu nome de batismos, Josef de Vauster Wouters. Foi canonizado pelo Papa Bento XVI, em 11 de outubro de 2009.

Aos 19 anos entra para o Ordem dos padres do Sagrado Coração e recebe o nome de Damião, foi fazer teologia em Paris.

Aos 21 anos de idade, um bispo do Havaí, estava em Paris, fazendo palestra e tentando conseguir missionários, para lá. Ela falava dos problema daquela região, dos doentes de lepra, que eram enviados e abandonados numa ilha chamada MoloKai, por ordem do governo.

São Damião, então, pede permissão ao seu superior para ir para a ilha, este atende seu pedido, apesar de São Damião ainda não ser sacerdote. Assim em 1863 ele é ordenado e segue para lá.

Quando lá chegou, ele viu o que acontecia, a região recebia muitos chineses e com eles a lepra. Em 1865, o governo resolve isolar os doentes na ilha de Molokai, que tornou-se basicamente uma prisão para os leprosos.

São Damião e outros três missionário foram para lá, para cuidar dos doentes, que além de tudo sua situação financeira era horrivel por não ter como trabalhar, e chegavam a se matar pela comida.

O primeiro trabalho, foi recuperar o cemitério para enterrar os mortos. Ele, ia à capital, para comprar, remédios, faixas, roupas e lençóis para todos. Quando lá estava, escrevia para um jornal local, contando os terrores da ilha. Essas, notícias foram se espalhando e abalaram o mundo, ai começou a chegar ajuda. Um médico que contraiu a lepra ao cuidar dos doentes, foi para a ilha a fim de ajudar.

Nisto, São Damião construiu uma igreja, onde passou a celebrar a Santa Missa, construiu também um pequeno hospital, onde cuidava dos doentes mais graves. Colocou canos para estrutura sanitária. Com as obras, veio as melhorias, também, novas esperanças e alívio para os doentes. Ele era chamado de missionário dos leprosos.

Na noite de 1885, ao colocar o pé esquerdo na água quente e nada sentir, percebeu que tinha contraído a lepra. Que com o tempo, lhe tomou o corpo todo.

São Damião, morre em 15 de abril de 1889, Seu corpo foi translado para a Bélgica em 1936. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II, e sua festa designada para o dia 10 de maio.

São Damião de Molokai, rogai por nós !

São Damião de Molokai