Liturgia - 11/02/2025 - Terça-feira - Tempo Comum ou Memória - Cor verde ou branco. Missa à escolha.

Memória de Nossa Senhor de Lourdes.

Santo do dia - Santa Heloísa.


A Palavra de Deus Alimenta a nossa Fé.

   Em construção.


Antífona - Salmo 94 (95): 6-7.

   Vinde prostemos diante de Nosso Deus, Adoremos ao Senhor, Criador nosso. Pois Ele É nosso Deus e nós Seu povo.


Coleta.

   Guardei, Senhor, com Paternal Bondade a Vossa família, e, porque só em Vós põe a sua confiança, defendei-a sempre com Sua Proteção.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, Ele que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.


Primeira Leitura - Gênesis 1: 20 _ 2: 4a.

   Leitura do Livro de Gênesis.


  E Deus disse: "Fervilhem as águas com um fervilhar de viventes e voem pássaros sobre a terra diante da abóbada do céu."

   E Deus criou os cetáceos e os viventes que nadam e que a água fez fervilhar segundo suas espécies, e as aves aladas segundo suas espécies. E Deus viu que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: "Crescei, multiplicai-vos, enchei as águas do mar; que as aves se multipliquem na terra."

   Passou uma tarde, passou uma manhã: o quinto dia.

  E Deus disse: "Produza a terra viventes segundo suas espécieis: animais doméstico, répteis e feras segundo suas espécieis." E assim foi feito.

   E Deus fez as feras da terra  segundo suas espécies ,  e os animais domésticos segundo suas espécieis, e os répteis do solo segundo suas espécies.

   E Deus viu que era bom. E Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança; que ele dominem os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos e todos os répteis.

   E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: "Crescei, multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a; dominai os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que se movem sobre a terra."

   E Deus disse: "Vede, eu vos entrego todas as ervas que dão semente sobre a face da terra; e todas as árvores frutíferas que dão semente vos servirão de alimento; e para todos os animais da terra, para todas as aves do céu, para todos os répteis da terra - para todo ser que respira - a erva verde lhes servirá de alimento.

   E assim foi feito.

   E Deus viu tudo o que havia feito: e era muito bom. Passou uma tarde, passou uma manhã: o sexto dia.

   E, foram concluídos o céu, a terra e suas multidões.

   No sétimo dia, Deus tinha terminado toda a Sua obra; e no sétimo dia descansou de toda a Sua obra.

   E  Deus abençoou o sétimo dia e o Consagrou, porque neste dia Deus descansou de toda a Sua obra criadora.

   Esta é a história da criação do céu e da terra.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 8: 4-5. 6-7. 8-9. (R. 2a.).

   "Senhor, nosso dono, Quão Admirável é Teu Nome." (Resposta).


Quando contemplo te céu, obra de Teus dedos,

a lua e as estrelas que dispuseste,

o que é o homem para que dele Te lembres,

o filho de Adão para que dele Te ocupes. (R.).


Tu o fizeste pouco menos do que um deus,

da glória e de honra o coroaste,

deste-lhe o domínio sobre as obras de Tuas mãos;

sob seus pés tudo submeteste. (R.).


Ovelhas e Touras ao mesmo tempo,

também os animais selvagens,

aves do ar, peixes do mar

que traçam sendas pelos mares. (R.).


Aclamação ao Evangélho - Salmo 118 (119): 36. 29.

   (Refrão) - Aleluia ! Aleluia ! Aleluia !

   Inclina seu coração aos Preceitos de Senhor e não ao lucro. Afasta de mim o caminho falso e dá-me a graça de Tua Vontade. (Refrão).


Evangelho - São Marcos 7: 1-13.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Marcos.

   Glória a Vós Senhor.


   Reuniram-se junto a Jesus os fariseus e alguns letrados vindos de Jerusalém. Viram que alguns de Seus Discípulos tomavam alimentos com mãos impuras, isto é, sem lavá-las. (Sabe-se que os fariseus e os judeus em geral não comem sem antes lavar as mãos esfregando-as, seguindo a tradição dos ancião; quando voltavam do mercado, não comem sem antes lavar-se; e observam muitas outras regras tradicionais, lavagem de cálice, jarras e panelas.) De modo que os fariseus e letrados perguntaram a Jesus: "Por que Teus discípulos não seguem a tradição dos anciãos, mas comem com mãos impuras?"

   Respondeu-lhes, Jesus: "Quão bem profetizou Isaías sobre vossa hipocresia quando escreveu: 'Este povo Me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim'; o culto que Me prestam é inútil, pois a doutrina que ensinam são preceitos humanos. Descuidais os mandamentos de Deus e mantendes a tradição dos homens."

   E Jesus, acrescentou: "Quando desprezais o Mandamento de Deus para observar vossa tradição. Pois Moiséis disse: 'Sustenta teu pai e tua mãe', e também: 'quem abandona seu pai ou sua mão é réu de morte'. Vós ao contrário, dizeis : Se alguém declara a seu pai ou sua mãe que o socorro que lhe devia é de corban (isto é, oferta sagrada), não lhe deixais que faça nada por seu pai ou sua mãe. E assim invalidais o Preceito de Deus em nome de vossa tradição. E como estas, fazeis muitas outras coisa.

 Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Sobre a Ofertas.

   Senhor nosso Deus, que criaste o pão e o vinho para auxilio da nossa fraqueza concedei que eles se tornem para nós Sacramentos da Vida Eterna. Por Cristo Nosso Senhor. - Amém.


Antífona da comunhão - Salmo 106 (107): 8-9.

   Deem Graças ao Senhor por Sua Misericórdia, pelas Maravilhas que faz pelos homens. Deus água a quem tem sede e saciou os famintos.


Ou - São Mateus 5: 4 e 6.

   Felizes os aflitos, porque serão consolado. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.


Depois da Comunhão.

   Senhor nosso Deus, que nos fizeste participar do mesmo Pão e do mesmo Cálice, concedei-nos que, unidos na Alegria e nos Amor de Cristo, possamos dar fruto abundante para a Salvação do mundo. Por Cristo Nosso Senhor. - Amém.