Santo Antão

17 de janeiro - Santo Antão

Nasceu em 251, em Conam, no Egito. Filho de pessoas simples e cristã, que tiveram dois filhos uma menina e um menino. Quanto tinha 20 anos seus pais morreram. Herdou os bens da família, e cuidava da sua irmã. Trabalhava na roça e tinha uma vida simples e de orações.

Quando, na Santa Missa ouviu Mateus 19, 21, "Jesus lhe respondeu: "Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens e dá aos pobres, e terá um tesouro nos céus. Depois, vem e segue-me". Santo Antão sentiu que a leitura do evangelho estava falando com ele. Pensou, Jesus esta me chamando para a perfeição. Para facilitar, sua irmã se casou nesta época. Então, vendeu todos os seus bens, distribuiu ao pobres e foi morar em uma caverna no deserto, em uma vida de sacrifícios e oração.

Mas, morando no deserto, por saberem que ele era uma homem santo, as pessoas começaram a procura-lo, para pedir conselhos e orações. Santo Antão passou a atrair discípulos, que queriam viver com ele. Passaram a viver nas cabanas ou cavernas próximas, cada um vivendo isoladamente, mas perto do santo. Foi umas da primeiras comunidades monástica cristã, por assim dizer. O números de discípulos, cresceu tanto que Santo Antão, achou melhor se afastar para tentar viver isolado. Chegou a viver mais de 18 anos nos isolamento. Morando em uma caverna, sobre um próprio regime rígido. Santo Antão enfrentava inúmeras tentações, mas venceu a todas, pelo poder das orações.

Mesmo no isolamento, padres, bispos, e outras autoridades, buscavam seus concelhos. Santão Antão saiu do deserto por duas vezes. Em 311 foi a cidade de Alexandria no Egito. Na época da perseguição do imperador Diocleciano, ele foi chamado pelo Bispo Atanásio, para defende-lo. Em 355, voltou a Alexandria, para pregar os cristãos desanimados na fé. Após fazer várias pregações, o povo voltou a te fé, recolocando a Igreja de Alexandria no caminho certo.

Santo Antão, a pedido de seus discípulos, e procurando seguir a vontade de Deus, forma uma comunidade de monges. Só que com uma particularidade, cada um vivia em sua gruta, ou caverna. Moravam, perto uns dos outros, e se reunião algumas vezes no ano, para momentos de orações. Santo Antão tinha 55 anos, era o superior da comunidade.

Quanto mais Santo Antão, procurava se isolar, mais as pessoas o procuravam, sua fama de santidade se espalhou. Passou a ser chamados de Pai dos Monges, Pai dos Eremitas Cristãos. Até mesmo o imperador Constantino chegou a pedir conselhos de Santo Antão. Sofreu muitas tentações, mas nunca cedeu às artimanhas do demônios. Por isto é exemplo de luta e perseverança nas tentações.

Viveu 105 anos, profetizou a sua morte e morreu serenamente no dia 17 de janeiro de 356, na cidade de Coltzum, rodeado por discípulos. Suas relíquias estão na Igreja de Santo Antônio de Viennois, na França.

Assim disse aos seus discípulos: Lembrai-vos dos meus ensinamentos e do meu exemplo, evitai o veneno do pecado e conservai integra a vossa fé, viva na caridade como se tivesse que morrer a cada dia.

Santo Antão, rogai por nós !