Nossa Senhora dos Anjos - 02 de agosto.

Conhecendo a História:

Este títulos é de Nossa Senhora dos Anjos, tem origem em São Francisco de Assis. A Basílica Santa Maria dos Anjos, em Assis na Itália, pertence aos Franciscanos. Dentro dela, tem a Capela da Porciúncula, que foi onde São Francisco de Assis faleceu. Ali também foi onde se fundou a Ordem Franciscana. São Francisco tinha uma preferência especial por esse lugar, quis que os frades o venerassem de maneira toda particular e quis que fosse conservado como espelho de toda a sua Ordem na humildade e na altíssima pobreza, deixando sua propriedade para outros e reservando para sí e para os seus apenas o uso.

São Francisco recebeu de Cristo a ordem de restaurar a Sua Igreja, pelo lado espiritual, mas, também restaurou três Igreja "prédios". Primeiro restaurou a igreja de São Damião. Apesar de baixa estatura, e dos jejuns que fazia, mesmo assim carregava grandes blocos de pedras nas costas, e contanto com a ajuda do povo terminou a construção da Igreja de São Damião.

Depois, São Francisco foi reconstruir outra igreja, dedicada a São Pedro, situada distante de Assis.

Aí, São Francisco de Assis, chegou a Porciúncula, onde existia uma velha igreja dedicada a Virgem Mãe de Deus, que estava abandonada. Como grande devoto de Nossa Senhora, São Francisco resolve morar naquele local, e começa a restauração da Igreja. O Santo, então começou a receber visitas dos Santos Anjos, e não estranhou este fato, pois a Igreja se chamava, Igreja de Santa Maria dos Anjos. Ali, São Francisco de Assis, fixou sua morada

São Francisco fundou a Ordem dos Frades menores, por inspiração de Deus. O "Pobre de Assis", antes de fundar sua Ordem e começar a pregar o Evangelho. Começou realizando as obras materiais, a partir da pobreza, em direção ás realizações das obras Espirituais. Primeiro restaura a Igreja de pedra, para poder restaurar a própria Igreja de Cristo, que estava enfraquecida pelas divisões, heresias (doutrinas contrárias a fé cristã), e pelo apego dos líderes religiosos às riquezas e ao poder.

A Porciúncula, era um lugar de muita disciplina, oração, trabalho, silêncio, praticados dos frades. Um lugar que São Francisco de Assis conversava com os Anjos, um lugar dedicado a Nossa Senhora dos Anjos.

Foi naquela Capela que São Francisco, recebeu a indulgência do "Dia do Perdão", comemorado em 2 de agosto. É, uma das mais importantes festas da Ordem Franciscana. Esta indulgência foi estendida a toda Igreja Católica pelo Papa Pio XII.

Assim aconteceu: em 1216 à noite, São Francisco estava em contemplação na pequena Igrejinha da Porciúncula, quando lhe apareceu uma grande Luz, São Francisco viu sobre o Altar Cristo revestido de luz e a Sua direita a Sua Mãe Maria Santíssima cercada por uma multidão de Anjos. São Francisco adorou o Senhor, em silêncio como o rosto por terra.

Jesus lhe disse: "Pede o que deseja para a salvação das almas".

São Francisco respondeu: "Santíssimo Pai, eu sei que sou miserável e pecador, peço para que todos os penitentes que se confessarem e irem visitar esta igreja seja lhes concedido amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas".

Jesus responde: "O que me pedes, Francisco, é grande. Porém, de coisas maiores, tu és digno e as terás. Acolho portanto, o teu pedido, mas quero que tu peças ao meu vigário na terra, de minha parte, esta indulgência.

São Francisco, foi até o Papa Honório II (o vigário de Deus na Terra), que se encontrava em Perugia e com simplicidade lhe contou a visão que tivera. O Papa depois de certa hesitação, lhe perguntou: "Por quantos anos quer esta indulgência ?". São Francisco respondeu: "Não peço anos, mas "Almas". E feliz, saiu apressado, o Papa, o chamou de volta e disse: "Como, você não quer um documento ?" São Francisco retrucou: "Santo Padre, para mim basta a Vossa palavra ! Se esta indulgência é obra de Deus, ele se encarregará de manifesta-la, eu não preciso de nenhum documento. Este documento deve ser a Santíssima Virgem Maria, Cristo o tabelião e os Anjos as testemunhas".

Nossa Senhora dos Anjos, rogai por nós!

Doce Coração de Maria, sede nossa proteção!