Nossa Senhora do divino Amor - 25 de agosto.

Vamos à História: origem, Roma.

O Santuário de Nossa Senhora do Divino Amor, consiste de duas Igreja, uma construída em 1745, e outra, ou melhor um acréscimo da primeira feita pelo papa João Paulo II, em 1999.

Na região da planície de Roma, foi construída a fortaleza de família Savelli-Orsini, "O Castel di Lava". Sobre uma torre do castelo tinha uma imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo. Uma pomba esta sobre a imagem, ou seja, o símbolo do Espírito Santo, o mesmo símbolo do Divino Amor. Uma imagem muito venerada pelo povo local.

Em 1740 quando um viajante, se perdeu durante o caminho. Vendo a fazenda distante, se dirigiu até elas. Quando alguns cães começaram a persegui-lo. Olhando para o alto, viu a imagem Nossa Senhor, então começou a gritar pedindo a Ela que o socorreste. De repente, os cães fogem assustados. Esta cena fora vistos pelos moradores de local, que quando ouviram os gritos apavorados o homem, correram para ver o que estava acontecendo. Após todos o acontecido, o homem toma informações sobre o caminho para Roma e segue seu destino. O fato de homem ter pedido auxilio a Nossa Senhora e os cães terem saídos assustados, se espalhou rapidamente. Assumiram a proporção tão grande que muitos peregrinos começaram a visitar o local. Então construíram lá uma Capela. Com o aumento dos peregrinos, da Capela, foi construída uma Igreja, e da Igreja o Santuário de Nossa Senhora do Divino Amor.

Em 1840, o Santuário da Nossa Senhora do Divino Amor, foi totalmente restaurado, e era enorme a quantidade de peregrinos que lá visitava. E lá colocaram uma estátua de Nossa Senhora.

Em 1939, começa a Segunda Guerra Mundial, e assim tiraram a imagem, para preserva-la, devido aos bombardeios. Ao fim da Guerra , Roma tinha sido preservado dos bombardeiros. Atribuíram este fato a uma promessa do Papa Pio XII a Nossa Senhora do Divino Amor. A Imagem foi trazida de volta para a Igreja.

A construção do Santuário se deu, através da promessa. O Papa Pio XII, fez a seguinte promessa: promoveria uma revolução moral, faria uma obra de beneficência e construiria um Santuário para a imagem de Nossa Senhora do Divino Amor.

As tropas americanas estavam em Roma. Mas Hitler, com o exército alemão também estava naquela região pronto para a guerra. O que seria uma destruição total.

Em 24 de janeiro de 1944 a imagem de Nossa Senhora, foi transferida para Roma, em peregrinação por várias Igrejas, até chegar na Igreja de Santo Inácio, no dia 4 de junho de 1944. Milhares de romanos foram lá rezar pedindo a Nossa Senhora que evitasse, que a batalha acontecesse lá. Assim todos fizeram as três promessas a Nossa Senhora: Primeiro mudar de vida. Segundo erguer um novo Santuário. Terceiro realizar uma obra de caridade em honra a Nossa Senhora do Divino Amor.

O Papa Pio XII ordenou a leitura das promessas feitas, e, duas horas após, ter lido as promessas, as tropas alemãs saíram em retirada abandonando o combate. Assim foi noticiado pelo "L'Osservatore Romano" de 11-22/junho/1944, assim escreveu: "Claríssimo o prodígio, e tanto mais surpreendente quanto as circunstâncias humanas pareciam opostas: parecia impossível".

Assim sendo o Papa Pio XII, em 11 de junho de 1944, deu a Nossa Senhora do Divino Amor o título de "Salvadora de Roma".

A reabertura do Santuário aconteceu após o fim da guerra. Assim, todos os sábados, desde a Páscoa até o fim de outubro, tem uma Peregrinação noturna a pé que parte a meia-noite de Roma, Praça de Porta Capena, até o Santuário, chegando ás 5 horas do Domingo. Mas, a maior romaria acontece no dia 7 de dezembro, véspera da Imaculada Conceição.

Disse o Papa Pio XII, em 11 de junho de 1944.

"Nós Olhamos para ti, Mãe do divino Amor, esperando por ti, pela Tua Materna intercessão, a nossa Salvação... Guarda a Tua Roma.

Nossa Senhora do Divino Amor, rogai por nós!

Nossa Senhora do Divino Amor, sede nossa proteção !