10 de dezembro - São João Roberts

Nasceu em 1576. No condado de Merioneth no País de Gales. Filho de João e Ana Robert, eram protestantes, mas o Santo foi martirizado depois de ser tornar católico. Na sua infância, foi confiado sua educação que havia abandonado o mosteiro e a religião cristã, após o rei Henrique VIII, pelo fato da Igreja Católica, não aceitar seu segundo casamento, e ter dissolvido a Igreja católica criando a sua igreja, passando a perseguir quem não aderia a sua igreja.

Em 1593, foi estudar na Faculdade de Saint John, em Oxford. Formou-se em direito na Faculdade de Furnival em Londres. Em 1598, São João Robert, foi para Espanha, ampliar seus estudos numa faculdade em Valladiod, na Espanha. Lá teve o primeiro contato com o catolicismo. Fez uma viagem a Paris, lá o cônego da igreja de Notre-Dame o acompanhou e orientou-o seu ingresso na Igreja Católica.

Entrou para o mosteiro dos Beneditinos de São Martinho de Compostela, na cidade de Santiago de Compostela, Espanha, como noviço. Em 1600 fez os votos. Em 1602, foi ordenado sacerdote.

O Papa havia determinado que fosse enviada uma missão Beneditina na Inglaterra. Mas foi preso ao desembarcarem na Inglaterra. Ficou na cadeia por um ano. Foi liberado em 1603 quando o rei Jaime subiu ao trono.

Em 1603, Londres estava sendo assolada pela peste negra. Trabalhou incansavelmente em socorro aos doente. Mas em fevereiro de 1604, os padre foram banidos por ordem do rei. São João Roberts, foi preso quando estava indo para Espanha para o Capitólio Geral. Foi então deportado. Foi preso novamente de 1605 à 1606 ficando na cadeia de Gatehouse. Foi solto pela intervenção de Luísa Carvajal uma espanhola. Ela tinha muita influência na Corte Inglesa, mesmo sendo católica. Isso acontecia por causa dos negócios entre os dois países.

São João Roberts, foi para Espanha. Depois foi para Douai, na França, onde fundou o Mosteiro de São Gregório, ficando como prior. Em outubro de 1607, decidiu voltar à Inglaterra, com o sonho de evangelizar os ingleses. Em 17 de dezembro foi preso. Conseguiu novamente ser liberto. Em 1609, foi novamente preso, mas saiu da prisão pela intercessão do embaixador da França. Voltou para a Espanha, onde trabalhou pela aprovação do priorado de São Gregório.

Voltou a Inglaterra e foi preso pela última vez, em 1610, levado á presença do bispo protestante Abbot. Este o condenou à morte, por ser católico. Antes de morrer teve o direito de falar pela última vez com o povo e lhes disse: "Fora de Igreja não há Salvação". Foi enforcado e esquartejado na praça pública de Londres.

Morreu no dia 10 de dezembro de 1610. foi Beatificado em 1929. Foi Canonizado pelo Papa Paulo VI, em 25 de outubro de 1970. É considerado padroeiro dos prisioneiros.

São João Roberts, rogai por nós !