Liturgia - 22/10/2024 - Terça-feira - Missa de Memória - Cor branco - Ofício de Memória.
Memória de São João Paulo II, Papa.
A Palavra de Deus Alimenta a nossa Fé.
Rezemos: Vinde Espírito Santo, Iluminar TODOS os Batizados para que construamos nossa vida; Convertidos em Jesus e sejamos Templo Consagrados, Morada Espiritual de Deus.
Primeira Leitura - Hoje, a Leitura nos diz que; apenas os circuncidados, isto é, os Judeus eram o povo de Deus, mas em Jesus, Deus fez uma Nova humanidade formando um só Corpo. Jesus Anunciou a Paz aos Judeus e a Todos que estavam longe. Por meio de Jesus temos acesso ao Pai do Céu. Já não somos estrangeiros, nem adventícios, mas Concidadãos dos Consagrados e da Família de Deus. Edificados sobre o Alicerce dos Apóstolos e Profetas, com Cristo Jesus como Pedra Angular. Todos Edifício bem Construído, convertidos em Jesus, Cresce até ser o Templo Consagrado ao Senhor e ser Morada Espiritual de Deus. E o que São Paulo nos diz hoje!
Com o Salmo podemos dizer: Vou escutar o que Deus diz: Deus nos propõe a Paz a Seus povo Fiel.
Rezemos:
Vinde Espírito Santo, iluminar TODOS os Batizados para que Jesus nos encontre Convertidos e vigilantes.
No Evangelho - Jesus completa a Primeira Leitura nos dizendo: Felizes os que Ele encontrar Vigilante, isto é, Fiel aos Mandamentos de Deus, aos Seus Ensinamentos, as Tradições dos Apóstolos e as Doutrinas da Igreja.
Te Agradecemos Jesus, por Todos que hoje São Fies a Ti aos Mandamentos, aos Ensinamentos, Tradições e as Doutrinas da Igreja e nos ajudam a sermos também.
Somos Gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!
Os que já está são Alicerçados, em Jesus, devem rezar para os que estão próximos e ainda não se Converteram: família, parentes, amigos e os que estão à frente da Igreja de Jesus Cristo.
Juntos Rezemos: O Credo Niceno-Constantinopolitano. Liturgicamente é o Credo que deveríamos rezar na Liturgia das Santa Missa. (O que nós do Pela Fé, rezamos.)
Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, Nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus Verdadeiro de Deus Verdadeiro, Gerado, não criado, Consubstancial ao Pai. Por ele Todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para Nossa Salvação, Desceu dos Céus e se Encarnou pelo Espírito Santo, no Seio da Virgem Maria, e se fez homem.
Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; Padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e Subiu aos Céus, onde está sentado à Direita do Pai. E de Novo Há de Vir, em Sua Glória, para Julgar os vivos e os mortos; e o Seu Reino Não terá fim.
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a Vida, e Procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é Adorado e Glorificado:
Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica. Professo um só Batismo para Remissão dos pecados. E Espero a Ressurreição dos mortos e a Vida do mundo que Há de Vir. Amém!
Antífona de Entrada - Eclesiástico 45: 24.
A Ele Deus assegurou um direito, Aliança de Paz para cuidar do Santuário, concedendo a Ele e a Ele e Seus descendentes o Sumo Sacerdócio para sempre.
Oração da Coleta.
O Deus, rico em Misericórdia, que chamaste São João Paulo II, Papa, para Guiar Inteiramente Tua Igreja, concedei-nos, fortalecidos pelo Seu ensinamento, abrir os nosso corações com a Graça Salvadora de Cristo, Único Redentor do homem.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, Ele que É Deus, e Convosco Vive e Reina na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.
Primeira Leitura - Efésios 2: 12-22.
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.
Naquele tempo que vivíamos sem Cristo, excluídos da cidadania de Israel, alheios à Aliança e Suas Promessas, sem esperança e sem Deus no mundo. Agora, Graças a Cristo Jesus e em virtude do Seu Sangue, vós , que antes estavas longe, agora estais perto.
Ele É a nossa Paz, Ele que de dois povo fez um, derrubando com Seu Corpo o muro divisório, a hostilidade; anulando a lei com Seus Preceitos e Cláusulas, criando assim, em Sua Pessoa, de duas uma só e nova humanidade, fazendo as pazes. Por meio da Cruz, matando em sua Pessoa a hostilidade, reconciliou os dois com Deus, tornando-os um só corpo. Veio e Anunciou a Paz a vós, os que estão longe, a paz aos que estão perto. Ambos, com o mesmo Espírito de modo que já não sois estrangeiros nem separados, mas concidadãos dos consagrados e da Família de Deus; edificados sobre o Alicerce dos Apóstolos e Profetas, com Cristo Jesus como Pedra Angular. Por Ele todo o edifício bem coeso cresce até vós entrais com os outros na construçao, para serdes morada Espiritual de Deus.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
Salmo - 84 (85): 9ab-10. 11-12. 13-14. (R. 9b.).
"O Senhor propõe a Paz a Seu povo, a Seus leias." (Resposta).
Vou escutar o que o Senhor diz:
o Senhor propõe a Paz a Seu povo, a Seus Leais.
Sua Salvação já se aproxima de Seus Fiéis,
para que a Glória habite em nossa terra. (R.).
Lealdade e Felicidade se encontraram,
Justiça e paz se abraçaram:
Fidelidade brota da terra,
Justiça aparece no Céu. (R.).
Pois o Senhor dará a prosperidade,
e nossa terra dará sua colheita.
Justiça caminhará diante dele
encaminhado os passos. (R.).
Aleluia - São Lucas 21: 36.
(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).
Disse Jesus: "Vigiai a todo momento, pedindo para poder escapar de tudo o que vai acontecer e para vos apresentar diante do filho do Homem." (Refrão).
Evangelho - São Lucas 12: 35-38.
O Senhor Esteja convosco.
Ele Está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.
Glória a Vós Senhor.
Disse Jesus: "Tende a cintura cingida e as lamparinas acesas. Imitai os que aguardam que o dono volte de um casamento, para abrir-lhe quando chegar e chamar. Felizes os servos que o dono, ao chegar, encontrar vigiando: Eu vos asseguro que se cingirá, os fará sentar-se à mesa e os irá servir. E se chegar ao segundo ou terceiro turno de vigília e os encontrar assim, felizes deles."
Palavra da Salvação.
Glória a Vós Senhor.
Oração de Oferecimento.
Volta para nós o Teu olhar Senhor, para que, na memória de São João Paulo II, a oferta deste sacrifício apague os pecados do mundo inteiro, para a Salvação de Teu povo.
Por Cristo nosso Senhor. - Amém.
Antífona da Comunhão - São João 21: 17d.
"Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que Te Amo."
Oração depois da Comunhão.
Senhor Deus, que a força dos Dons que recebemos em Memória à São João Paulo II, produza os Seus Frutos: Nos dê apoio na vida terrena e obtenhamos a Alegria na Felicidade Eterna.
Por Cristo nosso Senhor. - Amém.