Nossa Senhora do Desterro - 02 de abril.

História:

Esta devoção faz referência à fuga da Sagrada Família para o Egito, citada em Mateus 2, 13, "...Eis que o Anjo do Senhor manifestou-se em sonho a José e lhe disse: 'Levanta-te, toma o Menino e Sua Mãe e foge para o Egito. Fica lá até que Eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para O matar' ".

Avisado pelo anjo, José e Maria levam o menino para um lugar seguro, longe de Herodes. A Sagrada Família passou cerca de cinco anos no Egito, voltando para Nazaré após a morte de Herodes. No Brasil, a devoção foi muito forte no período colonial, talvez pelo sentimento dos portugueses de encontrar na Virgem exilada o consolo que necessitavam para seu próprio desterro. Em alguns lugares é chamada de Nossa Senhora dos Imigrantes.

Também chamada de Nossa Senhora dos Imigrantes - Na Itália "Madonna degli Emigrati", A Mãe dos Imigrantes, Padroeira dos que procuram trabalho ou refúgio, fora de seu pais.

Devoção No Brasil - Quando se fundou a cidade do Desterro, hoje Florianópolis, capital de Santa Catarina, em 1673, Francisco Dias Velho, trouxe uma imagem de Nossa Senhora do Desterro para a ilha e ali construiu uma pequena capela em honra de Maria do Desterro.

O Papa Pio X, com a construção da Catedral de Florianópolis, dedicou Nossa Senhora do Desterro como Padroeira da cidade.

Nossa Senhora do Desterro, rogai por nós!

Doce Coração de Maria, sede nossa proteção!