Devoção à Sagrada Face - Festa móvel, comemorada na terça-feira de carnaval.

O que é a Sagrada Face:

A Sagrada Face, e o lenço em que Verônica, enxugou o rosto de Jesus, e ficando impresso neste lenço a Face de Cristo. Esta devoção aumentou quando o Papa Bento XVI, foi a cidade de Manoppello na Itália, em setembro de 2006, venerar este lenço.

Quem e como se iniciou esta Devoção:

Quem iniciou a devoção foi a Irmã Maria Pierina de Micheli, da congregação das Filhas da Imaculada Conceição. Ela que quando tinha 12 anos, numa sexta-feira Santa, na Igreja de São Pedro em Milão, ouviu uma voz dizendo: "Ninguém me dá um beijo de amor na Face, para reparar o beijo de Judas".

Mais tarde, quando era noviça, numa quinta-feira Santa diante do Crucificado, escutou: "Beije-me!" A irmã, ao beijar a imagem de gesso, sentiu como se estivesse beijando o rosto de uma pessoa viva. Passou o resto da noite na Igreja, quando a Madre Superiora a encontrou de manhã.

Em 1919,a Irmã é transferida para Buenos Aires, Argentina. Em 12 de abril de 1920, quando rezando se queixava de suas aflições, Jesus lhe apareceu, ensanguentado lhe dizendo: "E Eu, que é que fiz?" (Para sofrer tanto). "Desta palavras nunca me esqueci", escreveu em seu diário.

Em 1921, a Irmã Maria Pierina, voltou para Milão. Lá foi eleita Superiora da casa de Milão, depois nomeada Superiora regional da Itália. Mas continuou sua devoção a Sagrada Face, só pedia a Jesus que sua vida passasse despercebida.

Jesus continuou a se manifesta a ela, ora triste, ora ensanguentado, pedindo sempre reparação. Assim crescia em seu coração o desejo de se sacrificar cada vez mais pelas Almas do Purgatório.

Em 1936, na primeira sexta-feira da Quaresma, quando rezava à noite, depois Jesus lhe mostrar as dores e agonia do Getsêmani, disse-lhe, mostrando a Sua Face ensanguentada:

"Quero que minha Face, que reflete a íntima aflição de Meu ânimo, a dor de Meu coração, seja mais honrada. Quem Me contempla, Me consola!"


Na terça-feira, Jesus lhe diz:

"Cada vez que se contempla Minha Face, derramarei Meu Amor nos corações, e por meio de Minha Sagrada Face obter-se-á a salvação de muitas almas".


Em 1937, depois de ter sido instruída na devoção à Sagrada Face, Jesus lhe diz: "Pode ser que alguma alma receie que a devoção e o culto da Minha Face venham a diminuir a do Meu Coração. Diga-lhes que, ao contrário, será completada e aumentada. Contemplando Minha Face, as almas participarão de Minhas Dores e sentirão a necessidade de amar e reparar. Pois, não será a verdadeira devoção a Meu coração?"

As manifestações de Jesus tornavam-se cada vez mais insistentes. Em maio de 1938, quando rezava, apareceu-lhe sobre o altar numa esfera de luz uma senhora, em suas mãos um escapulário, de um lado a imagem da Sagrada Face de Jesus, escrito; "Ilumina Domine, Vultum tuum super nos!" (Fazei resplandecer sobre nós, Senhor Vossa Face) (Salmo 66) e no outro uma hóstia, cercada de raios e com as palavras em volta: "Mane nobiscum, Domine!" (Ficai conosco, Senhor) (Lc 24,29).

A Senhora se aproximou lentamente e disse: "Escuta bem e transmite a teu Padre confessor que este escapulário é uma arma de defesa, um escudo de fortaleza, um penhor de misericórdia, que Jesus que dar ao mundo nestes tempos de sensualidade e de ódio contra Deus e a Igreja. Os verdadeiros apóstolos são poucos. É necessário um remédio divino, e este remédio é a Sagrada Face de Jesus. Todos aqueles, que trouxerem um escapulário como este, e fizerem, sendo-lhes possível, uma visita cada terça-feira ao Santíssimo Sacramento, para reparar os ultrajes que recebeu a Face de meu Filho Jesus durante sua Paixão, e recebe cada dia no Sacramento Eucaristia, serão fortificados na fé, estarão prontos para defendê-la, e hão de superar todas as dificuldades internas e externas. E além disso, terão uma morte serena sob o olhar de meu Filho Divino".

Neste mesmo ano Jesus lhe apareceu de novo. Dizendo com tristeza:

"Vê como sofro! E por poucos sou compreendido. Quanta ingratidão por parte daqueles que dizem que Me amam! Tenho dado Meu coração como objeto sensibilíssimo de Meu grande Amor pelos homens, e dou Minha Face como objeto sensível de Minha dor pelos pecados dos homens. Quero que Minha Face seja honrada com uma festa própria, durante o qual todos os fiéis façam reparação Comigo, unindo-se à participação da minha dor".


Em 1939, Jesus lhe diz novamente: "Quero que Minha Face seja venerada, particularmente, nas terças-feiras".


Em 9 de agosto de 1940, recebeu a licença da Cúria de Milão, para fazer medalhas da Sagrada Face. Mas faltava-lhe recursos. Mas numa manhã, a Irmã Maria Pierina entrou em seu quarto, encontrou na mesa um envelope, com 11 mil e duzentas Liras, a quantia que precisava para as medalhas.

O demônio, enraivecido, tentando impedi-la de fazer as medalhas, jogo-a escada abaixo, e atirou-lhe quadros e imagens da Sagrada Face. Irmã Maria Pierina, não se abateu, ofereceu este sofrimento para que a Sagrada Face fosse venerada.

Mas a irmã ficou preocupada, por fazer as medalhas e não os escapulários, rezou a Nossa Senhora. Ela lhe atendeu, em 1943, Nossa Senhora lhe aparece e disse:

"Minha filha, não se preocupe, pois, o escapulário é substituído pela medalha, com as mesmas promessas e favores. Só resta difundi-las mais ainda. Ora, interessa-me muito, a festa da Sagrada Face de Meu Divino Filho. Diga ao Papa, que esta festa tanto me interessa". Em seguida abençoou-a e desapareceu.


A Irmã Maria Pierina, morreu em 26 de julho de 1945.

Existem muitas graças que serão dadas a quem venerar a Sagrada Face de Jesus, é muito importante que quem puder ter uma imagem da Sagrada Face em casa, ou uma medalha, olhe-a e contemple pelo menos uma vez ao dia.

Ter devoção a Sagrada Face, é rezar em reparação aos pecados cometidos, por isto sua Festa no Brasil foi instituída na terça-feira de carnaval, pois o carnaval é a maior festa pagã do mundo, que envolve o maior número de pessoas. Atualmente é um ataque direto a Cristo, à Sua Igreja, ao valores cristãos.

Rezemos em desagravo as ofensas a Deus cometidas.

Reze: 3 Ave-Maria, um Pai Nosso e 5 Glória ao Pai.

Sagrada Face de Jesus, perdoai-nos!