Santa Lídia

03 de agosto - Santa Lídia

Santa Lídia, viveu na época dos Apóstolos, a sua presença é relatada nos Atos dos Apóstolos 16, 14-40. , nasceu em Tiatira, Grécia. São Lucas nos relata ser ela uma mulher rica e influente. Era comerciante de púrpura. E vivia em Filipos, quando São Paulo a conheceu. O comércio de púrpura era o mais caro da época, As roupas na cor púrpura eram usadas somente pelos reis, rainhas e pessoas da nobreza. A púrpura era tirada de um molusco do Mar Mediterrâneo.

Depois de ouvir a pregação de São Paulo, sobre Jesus Cristo, Santa Lídia, pediu para ser batizada, ela e toda sua família. Isto no mostra, que era ela que liderava a casa e o comércio de púrpura. Por isto teve condições, tanto financeira, como social de ajudar São Paulo e outros cristãos em Filipos.

Santa Lídia, inicialmente era pagã, mas tinha se convertido ao judaísmo. Quando conheceu sobre Jesus Cristo, se converteu ao cristianismo. E se tornou também uma evangelizadora.

São Paulo, iria ficar apenas alguns dias em Felipos, mas Santa Lídia, pediu para ele ficar mais tempo dizendo: "Se vocês me consideram fiel ao Senhor, permaneçam em minha casa". São Paulo então decidiu ficar em Filipos uns dias. Mas lá sofreu várias perseguições. Foi preso juntamente com outros cristãos e soltos milagrosamente. Voltando para a casa de Santa Lídia.

Na casa de Santa Lídia, várias pessoas iam ouvir São Paulo, e lá eram batizados por ele. Ali nasceu a comunidade dos Filipenses. A casa de Santa Lídia, podemos dizer que foi a primeira Igreja da Europa. Era para lá que São Paulo escrevia as "Cartas aos Filipenses".

Santa Lídia, não apenas foi evangelizada, mas evangelizou também várias pessoas, principalmente os que trabalhavam no comércio de púrpura. Santa Lídia, foi uma missionária que tinha uma grande amizade cristã com São Paulo, admirado por muitos.

A veneração a Santa Lídia, começou com os primeiros cristãos. Foi uma das primeiras mulheres a ser aclamada Santa. O Cardeal César Barónio em 1607, autorizou a devoção de seu dia, em 3 de agosto. Considerada padroeira dos Tintureiros e dos comerciantes.

Santa Lídia, rogai por nós !