Santa Jacinta e São Francisco

20 de fevereiro - Santa Jacinta e São Francisco

Filhos de Manuel Pedro Marto e Olímpia de Jesus dos Santos, Nasceram em Aljustrel, Fátima, Portugal.

São Francisco de Jesus Marto, nasceu em 11 de junho de 1908. Foi batizado em 20 de junho, na Igreja de Fátima, era uma criança comum de Portugal. Que trabalhava de pastor, não frequentou a escola, chegou a se matricular, mas não sendo obrigado a ir, ficava cuidando das ovelhas. Foi um dos três pastorezinhos, que viu Nossa Senhora na Cova da Ira. Tinha 10 anos.

Segundo sua prima Irmã Lúcia, São Francisco era uma criança, muita amável, calma e gostava de música, gostava de pífaro (uma pequena flauta), em que tinha habilidade. Tinha uma opinião pré-formada, era pacificador, tinha respeito as pessoas. Era caridoso, até com os animais. Com as sequencia das aparições, São Francisco preferia rezar sozinho, tinha preocupação de observar o que Nossa Senhora lhe dissera; "que não ofendam mais a Deus". Na solidão, rezava como Nossa Senhora lhe pedira, "para consolar Jesus pelos pecados do mundo".

São Francisco, tinha o costume de praticar mortificações e penitências, Nossa Senhora, em uma das aparições, lhe pediu para diminuir as penitências, evitado exagero.

Morreu em 4 de abril de 1919, com 11 anos, em sua casa , Aljustrel, Fátima, Portugal, de "peste pulmonar" (Gripe Espanhola) epidemia que teve na Europa, consequência da Primeira Guerra Mundial. Seu corpo encontra-se na Basílica de Nossa Senhora do Rosário em Fátima, Portugal.

Santa Jacinta Marto, Nasceu em 5 de março de 1910. Foi batizada na Igreja Paroquial de Fátima, em 19 de março de 1910. Era, dois anos mais nova que seu irmão, foi também uma das pastorinhas que viu Nossa Senhora, na Cova da Iria, em Fátima, Portugal. Tinha 7 anos. Uma criança típica de Portugal na época. Jacinta era também pastora, assim como seu irmão, e sua prima Lúcia. Estudou na escola primária. Sua prima Irmã Lúcia, disse que Jacinta era uma criança emocionalmente frágil, era amável e afetiva. Fazia penitências e mortificações.

Morreu em 20 de fevereiro de 1920, em Lisboa, Portugal. No hospital, longe de seus familiares. Morreu, também, em consequência, de Gripe Espanhola. Foi enterrada no cemitério da Vila Nova de Ourém em 24 de fevereiro. Em 30 de abril de 1951, seus corpo foi translado para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Santa Jacinta e São Francisco, faziam as penitências e mortificações, pois na terceira aparição, Nossa Senhora lhes mostra a visão do inferno. Assim, atendendo a Nossa Senhora, faziam penitência e sacrifício pela conversão dos pecadores.

Santa Jacinta e São Francisco, morreram pouco tempo após as aparições, como, Nossa Senhora havia dito a Irmã Lúcia: "a Jacinta e Francisco levo-os em breve. Mas tu (Lúcia) ficas cá mais algum tempo".

Santa Jacinta e São Francisco, foram Beatificados pelo Papa João Paulo II, em 13 de maio de 2000, no Santuário de Fátima, Portugal. Foram Canonizados pelo Papa Francisco, no Santuário de Fátima, Portugal, em 13 de maio de 2017.

O milagre aceito para a canonização de São Francisco e Santa Jacinta, aconteceu no Brasil. Lucas um menino de 5 anos, caiu de uma janela, a seis metros e meio de altura, em março de 2013. Ficou em coma com perda do tecido cerebral no lóbulo frontal direito. As Irmãs do Carmelo de Campo Mourão e seu familiares, rezaram pedindo a intercessão de Francisco e Jacinta. O menino, Lucas, não só saiu do coma, mas como teve uma cura total. Facto que os médicos não conseguiram explicar.

Assim os peritos e cientistas, aceitaram a cura como um milagre, que foi analisado por uma comissão de teólogos, que recomendaram a aceitação à congregação para a Causa dos Santos.

Santa Jacinta e São Francisco, roguem, por nós !