Liturgia - 02/02/2024 - Sexta-feira - Cor branco - Ofício de Festa - Missa de Festa.

Apresentação do menino Jesus no Templo. - Festa.

Hoje - Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Quem É Este o Rei da Glória? É o Senhor Jesus, O Forte e o Valente!


   Hoje a Igreja Católica Apostólica Romana Celebra a Apresentação do Senhor.


   I Leitura - Através de Malaquias, o Senhor Deus, diz que enviará um Mensageiro para entrar no Templo e quem poderá ficar de pé, quando Ele aparecer? Porque, como fogo do fundidor e como o cloro na roupa, Ele virá para purificará os filhos e acrisolará (tirará a impureza) como se faz com o ouro e a prata, estes serão os puros que apresentarão a Deus, Oferta conforme a Justiça e será agradável ao Senhor.


   O Salmo nos fala Deste, Mensageiro de Deus, que tem as Mãos limpas e o Coração puro e não se entrega a falsidade, com o Salmo podemos dizer:  "O Senhor dos Exércitos, Ele É o Rei da Glória !" 


   II Leitura - São Paulo, em Sua Carta aos Hebreus, nós diz que, apesar de Jesus Se tornar Semelhante a nós, Ele É, entre nós e Deus, Nosso Sumo Sacerdote, que veio Salvar os descendem de Abraão, o nosso pai da Fé, o Obediente e Fiel a Deus, São estes, que Jesus o Sumo Sacerdote veio Salvar. Os Obedientes e Fiéis à Deus.


   No Evangelho, vemos a Sagrada Família; Jesus, Maria e José,  dar Exemplo de Fidelidade aos Mandamentos da Lei de Deus e as Tradições; indo ao Templo para Apresentar e Consagrar o Menino Jesus. Simeão, homem Justo e Religioso, esperava o Nascimento de Jesus. O Espírito Santo o impeliu a ir ao Templo neste momento conhecer Jesus. Alegre, Simeão cantou a Deus agradecendo o Benefício de conhecer Jesus, O Nosso Salvador… Através de Simeão, Deus falou aos pais de Jesus e a nós também: Eis que Este Menino Nasceu para queda e soerguimento de muitos, como Sinal de contradição… Ana, uma anciã servia a Deus com jejuns e orações, também conheceu Jesus e, agradecida falava do Menino a Todos. 


   Em todos os tempos, Deus É Sempre  o Mesmo, isto é,  Deus Não muda de opinião, como nós mudamos. Deus É Fiel e, em todas as gerações Sua Palavra, É Realizada e, o que aconteceu nas gerações passadas, somos testemunha de que está acontecendo em nossa geração também: Muitos estão em queda e outros se erguendo, no Brasil e mundo afora, com toda essa tragédia, a Profecia da espada,  transpassa a Alma de Nossa Senhora causando-lhe sofrimento e dor.


   Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Batizados, principalmente os que estão responsáveis, na Igreja de Jesus, a serem Obedientes e Fiéis a Deus, como foi; Jesus, Maria, José, Simeão e Ana.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. 


   Te agradecemos Jesus, pelo Exemplo que a Sagrada Família e os dois anciãos nos dá, de: Obediência, Fidelidade, Justiça, Religiosidade, Serviço e  principalmente Amor a Deus.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós.  Amém!


   Devemos estar atentos, pois, como fogo do fundidor… como o cloro na roupa, assim Jesus veio Revelar os corações, isto é, as ações de cada um de nós. Os que já está no Caminho da Conversão, devem Apresentar ao Senhor seus familiares,  parentes e amigos, rezando todos os dias, no silêncio do coração, pois, é rezando no silêncio que o Senhor agirá.


   Simeão e Ana, roguem a Deus por nós!


Antífona de Entrada - Salmo 47 (48): 10-11.

   Meditamos, ó Deus, em Tua Bondade no meio do Templo:

   Como Teu Nome, Deus, Teu Louvor chaga aos confins do mundo.


Oração da Coleta.

   Deus Todo Poderoso e Eterno, humildemente Vos suplicamos que, assim como Vosso Filho Unigénito foi apresentado no Templo, revestido de natureza humana, assim também, de alma purificada, nos apresentamos diante de Vós.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Malaquias 3: 1-4.

   Leitura da Profecia de Malaquias.


   Vede, Eu envio um mensageiro para Me preparar o Caminho. Logo entrará no Santuário o Senhor que procurais; o Mensageiro da aliança que desejais, olhai-O entrar - diz o Senhor dos Exércitos. Quem resistirá quando Ele chegar? Quem ficará de pé quando Ele aparecer? Será fogo de fundidor, lixivia de lavadeira: Ele sentará como fundidor para refinar a prata, refinará e purificará os levitas como prata e ouro, e eles oferecerão ofertas legítimas ao Senhor. Então agradará ao Senhor a oferta de Judá e de Jerusalém, como em tempos passados, como em anos remotos.

   Palavra do senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 23 (24): 7. 8. 9. 10. (R 10b).

   "O Senhor dos Exércitos, Ele É o Rei da Glória !" (Resposta).


Portões, abram as portas !

Que se ergam as antigas comportas,

pois vai entrar o Rei do Glória. (R.).


Que É Esse Rei da Glória?

"O Senhor, Herói Valoroso.

o Senhor Herói da guerra. (R.).


Portões, abram as portas !

Erguei as antigas comportas,

pois vai entrar o Rei da Glória. (R.).


Quem É o Rei da Glória?

O Senhor dos Exércitos,

Ele É o Rei da Glória. (R.).


Segunda Leitura - Hebreus 2: 14-18.

   Leitura da Carta aos Hebreus.


   Como os filhos compartilhem carne e sangue, da mesma forma Jesus compartilhou, para anular, com Sua Morte, aquele que controlava a morte, isto é, o diabo, e para libertar os que passam a vida como escravos por medo da morte. Está claro que Jesus não veio em auxílio dos Anjos, mas da linhagem de Abraão. Por isso devia Ser em tudo semelhante a Seus irmãos, para que pudesse Ser um Sumo Sacerdote Compassivo e acreditado diante de Deus, para expiar os pecados do povo. Como Ele próprio sofreu a prova, pode ajudar os que são provados.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Aleluia - São Lucas 2: 32.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

   Como Luz revelada aos pagãos e como Glória de Teu povo Israel. (Refrão).


Evangelho - São Lucas 2: 22-40.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

  Glória a Vós Senhor.


   E quando chegou o dia da purificação do Menino Jesus, de acordo com a Lei de Moisés, levaram o Menino a Jerusalém para apresenta-Lo ao Senhor, como a Lei do Senhor manda: 'Todo primogênito homem será Consagrado ao Senhor'; e para fazer a oferta que manda a Lei do Senhor: um par de rolinhas ou dois pombinhos.

   Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, homem honrado e piedoso, que esperava a consolação de Israel e se guiava pelo Espírito Santo. Comunicara-lhe o Espírito Santo que não morreria sem antes ter visto o Messias do Senhor. Movido, pois, pelo Espírito, dirigiu-se ao Templo. quando os Pais introduziram o Menino Jesus para cumprir com Ele o que a Lei mandava. Simeão tomou-O nos braços Bendizendo a Deus, dizendo:

   "Agora, Senhor meu, segundo Tua Palavra, deixas ir livre e em paz Teu servo: porque meus olhos viram Teu Salvador, que dispuseste diante de todo o povo com Luz Revelada aos pagãos e como Glória de Teu povo Israel".

   O pai e a Mãe estavam admirados com o que diziam do Menino. Simeão os abençoou e disse a Maria a Mãe:

   "Vê: Este está posto de forma que todos em Israel ou caiam ou se levante: será bandeira disputada, e assim ficarão evidentes os pensamentos de todos. Quanto a Ti, uma espada Te atravessará".

   Estava aí a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade avançada, vivera com o marido sete anos depois do casamento e permaneceu viúva até os oitenta e quatro anos. Não se afastava do Templo, servindo noite e dia com Orações e jejuns. Apresentou-se nesse momento, dando Graças a Deus e falando do Menino a todos os que aguardavam o resgate de Jerusalém.

   Cumpridos todos os preceitos da Lei do Senhor, voltaram à Galileia, à Sua cidade de Nazaré. O Menino crescia e se fortalecia, enchendo-Se de Saber; e a Graça de Deus O acompanhava.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Senhor, que na Vossa Bondade, quisesse que o Vosso Filho Unigênito Se oferecesse a Vós, como Cordeiro sem mancha pela vida do mundo, fazei que Vos seja agradável a oferta da Vossa Igreja em Festa.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - São Lucas 2: 30-31.

   Os meus olhos viram Teu Salvador, que dispuseste diante de todos os povos.


Oração depois da Comunhão.

   Deus de Bondade, que respondeste à esperança de Simeão, confirmai em nós a Obra da Vossa Graça: assim com lhe deste a alegria de receber em seus braços, antes de morrer, a Cristo Vosso Filho, concedei que também nós, fortalecidos por Estes Sacramentos, caminhemos ao encontro do Senhor e alcancemos a Vida Eterna.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.