Beata Maria Fortunata

20 de novembro - Beata Maria Fortunata Viti. Religiosa Beneditina

Nasceu em 10 de fevereiro de 1827, em Veroli, Itália. Batizada com o nome de Anna Felícia Viti. Seu pai Luigi Viti, rico proprietário de terras, era viciado em jogos do azar, perdendo quase tudo que tinha, e também alcoólatra (se embriagava constantemente com vinho), sua mãe Anna Bono, morreu quando ela tinha 14 anos. Foi a terceira de 9 filhos. Com a morte da sua mãe passou a cuidar da casa e de seus irmãos menores. Com 20 anos foi trabalhar como doméstica para ajudar no sustento da família.

Em 21 de março de 1851, com 24 anos, entrou no Mosteiro Beneditino de Santa Maria de Franconi. Adotou o nome de Irmã Maria Fortunata. Lá serviu fazendo trabalhos de fiação, costura, lavagem e conserto das roupas. Era dedicada na oração e piedade. Fazia os trabalhos mais humilde no mosteiro. Tinha pouco estudos, o pouco que aprendeu a ler e escrever, foi o que sua mãe ensinou. Sua saúde se desgastou com o tempo, ficando os últimos dias acamada, sem andar, sem falar e sem ouvir.

Além de uma longevidade 95 anos, uma vida humilde, escondida, reclusa, não tinha facilidade em ler e escrever, por isto não podia fazer parte entre as monjas do coro, das religiosas que se dedicavam a funções litúrgicas. Pouco se tem para falar desta que se tornou santa pelas orações e serviços humildes.

Morreu em 20 de novembro de 1922, com 95 anos, em Veroli, Itália, após sua morte muitos milagres por sua intercessão foram relatado. Em 1935 seus restos mortais foram transladados para a Igreja da abadia. Foi declarada venerável pelo Papa Paulo VI, em 8 de abril de 1964. Foi Beatificada pelo Papa Paulo VI, em 8 de outubro de 1967. Assim falou o Papa sobre ela: "Seu nome é humilde sacrifício e amor flamejante; e todos parecem refletir o sorriso, a pureza, a coragem, a obediência, o trabalho, a devoção".

Beata Maria Fortunata, rogai por nós !