Santo Odo de Cluny

18 de novembro - Santo Odo de Cluny

Nasceu em 879, após seu pai fazer muita orações, para que sua mulher engravidasse. Seu pai, um senhor feudal de Déols. Seus pais, o consagraram a São Martinho de Tours. Foi educado na corte do duque Guilherme, o Piedoso, da Aquitânia. Seu pai queria que ele seguisse as armas. Mas aos 16 anos, Santo Odo, teve um terrível dor de cabeça, que não o deixava nem ficar de pé. Esta doença durou 3 anos, até que seu pai lembrou-se que tinha consagrado Santo Odo a São Martinho, aí liberou Santo Odo para seguir a vida religiosa, ao falar isto a ele, ficou curado na mesma hora. Estudou em Paris. Em 909, tornou-se monge, depois padre e em seguida superior da escola da Abadia de Baume, cujo abade Berno, fundou a Abadia de Cluny em 910. Odo o seguiu levando junto sua biblioteca e tornou-se abade com a morte de Berno em 927. Foi o segundo abade de Cluny.

Em 931, o Papa João XI, autorizou Santo Odo reformar os mosteiros de Aquitânia, norte da França e Itália. Isto deu-lhe poder para unir diversas abadias sob sua supervisão. Porém a maioria dos mosteiros reformados permaneceram independentes. Santo Odo se tornou o grande reformador do Mosteiro de Cluny, que se tornou um modelo monástico por mais de um século.

Entre 936 e 942, Santo odo visitou a Itália diversas vezes, fundando em Roma o mosteiro de Nossa Senhora, no Aventino, e reformando muitos outros conventos. Santo Odo tinha missões políticas, por exemplo, quando conseguiu a paz entre Hugo de Arles e Alberico I de Spoleto.

Estando em Roma, ficou muito doente. Santo Odo pediu a seu padroeiro, São Martinho, que lhe fosse concedido morrer junto a seu túmulo, mas pela intercessão de São Martinho recuperou a saúde. Assim segui para Tours, uma viajem longa e cansativa, em lombo de burro e até a pé. Chegou lá, no dia da festa de São Martinho.

Santo Odo, foi também um grande músico, compôs 12 antífonas a São Martinho, um hino ao Santíssimo Sacramento, uma antífona a Santa Maria Madalena, escreveu também um trabalho teórico sobre música. Santo Odo em suas viagens, ensinava pastores a cantar suas antífonas, presenteando-os quando o faziam bem.

Santo Odo celebrou a Santa Missa, em Tours, com um fervor extraordinário, oferecendo-se a Deus como vítima imolada à Justiça Divina. Três dias depois, caiu novamente de cama, e começou a preparar seus filhos espirituais para prosseguirem sua obra em meio a lamentações e preces de milhares deles provenientes de várias casas. Então, Santo Odo, morreu 18 de novembro de 942.

Santo Odo de Cluny , rogai por nós !