São Caetano de Thiene

07 de julho - São Caetano de Thiene

São Caetano de Thiene - pintado por

Giovanni Battista Tiepolo -

Museu de Belas Artes - 1710 a 1736

Nasceu em 01 de outubro de 1480, em Vicência, Itália. Filho do conde Gaspar de Thiene e Maria do Porto. Família rica. Tiveram 3 filhos, Caetano, João Batista e Alessandro. Foi batizado, um dia após o nascimento, foi consagrado a Nossa Senhora. Pouco se sabe de sua infância, ficou órfão de pai, quando tinha 2 anos. Sendo educado por sua mãe, na fé cristã.

Estudou em Pádua, se formando em direito civil e canônico, com 24 anos, na Universidade de Pádua. Continuou, dedicando ao estudo eclesiástico, mas não se considerava digno para ser padre. Depois voltou para o propriedade da família em Rampazzo, onde construiu uma Igreja dedicada a Santa Maria Madalena, que ainda hoje é a paróquia da cidade.

Em 1506, foi para Roma, ficando como secretário particular do Papa Júlio II. Escrevias as Cartas Apostólicas. Em contato com os Cardiais aprendeu muito com eles. Sua principal virtude, a humildade, observava muito bem antes de reprovar o mal alheio, mas o reprovava se necessário. Era uma época do Renascentismos, no qual o próprio Vaticano não privava pelo exemplo de moralidade, e nem pela santidade dos bons costumes.

Querendo mudar estas atitudes, como homem inteligente e preparado, que era, procurou um jeito de reverter esta situação, para um reforma moral dentro da Igreja, começando por si mesmo. Falava, "Cristo espera e ninguém se mexe". Foi participar de um movimento de leigos, Oratório do Divino Amor, que estudavam a prática da Sagrada Escrituras.

Então, vendo muitos erros no eclesiástico, resolveu se ordenar sacerdote, para tentar promover uma reforma dos sacerdotes, através de um testemunho de vida cristã. Assim se torna sacerdote em 30 de setembro de 1516. Tinha 36 anos, quando celebrou sua primeira Santa Missa na Basílica de Santa Maria Maior. O amor e respeito a Santa Missa era tanto, que levou 3 meses depois de ordenado para celebra sua primeira Missa. Quando celebrou, ficou impressionado de não se considerar mais indigno de ser sacerdote.

No ano seguinte morre sua mãe. Foi a Veneza em 1520, ajudar a fundar o hospital, especialmente para os incuráveis. Com a morte do Papa Júlio, em 1523, retira-se do Tribunal do Vaticano.

Em, 24 de junho de 1524, funda a Ordem baseada nos ideais no Oratório do Amor Divino. Ordem dos Clérigos Regulares, ou Teatinos, juntamente com amigos entre eles, Bispo João Pedro Carafa, que se tornou o Papa Paulo IV, Juntamente com Bonifácio de Colle e Paulo Conseglieri. Tenha como objetivo a renovação do clero, em sua vida apostólica e na pregação da doutrina, baseada na vida dos Apóstolos. A aprovação da Ordem se deu em 1532. Após o Papa Clemente VII aprovar a congregação, renunciou a todos os seus bens, o mesmo fez o Bispo Carafa, a abdicou também de sua vida episcopal. Mas anos mais tarde se tornara o Papa Paulo IV, um dos grande grandes reformadores da Igreja. Principalmente pela formação de sacerdotes mais comprometidos a pregação e a moral. Os Teatinos, tinha como regras, a vida em comum, como religioso, cujos membros renunciavam a todos os bens terrenos, viviam de seu trabalho apostólico e de ofertas, contando com a Providencia Divina. O bispo Carafa, foi o primeiro superior geral, São Caetano preferia ficar de lado.

Em 1533 fundou uma casa em Nápoles, com a finalidade de conter o avanço dos protestantes.

Em 1540 foi para Veneza e de lá para Verona. Depois novamente para Nápoles.

Morreu em 7 de agosto de 1547, com 63 anos, em Nápoles, Itália. Foi beatificado pelo Papa Urbano VII, em 1629, em Roma. Foi canonizado pelo Papa Clemente X, em 12 de abril de 1671, em Roma. Seus restos mortais, ficaram na Basílica de São Paulo Maior.

Frases: "servir e amar a Deus, renegar a si e sacrificar-se pelos outros; eis o segredo da vida sacerdotal". "Nada pedir e nada possuir" era o desejo de São Caetano.

São Caetano, rogai por nós !