Nossa Senhora da Evangelização - 14 de maio.

Conheça História de Nossa Senhora da Evangelização- Lima, Peru.

Em 1540, quando foi criada a Diocese de Lima, Peru, então o Imperador Carlos V, da Espanha, mandou o escultor Roque Balduque, de Sevilha, talhar em madeira policromada a imagem com 1,70 metro, de Nossa Senhora com o Menino Jesus no coloco, doando imagem a Diocese. É a imagem de Nossa Senhora mais antiga da América do Sul.

Durante a Guerra contra o Chile, a imagem foi pintada toda na cor branca, para parecer que era uma escultura de mármore, evitando que os invasores a levassem. Em 1985, a imagem é restaurada para a cor original, e colocada na Basílica, na linda Capela de Nossa Senhora da Conceição, onde é venerada até os dias de hoje.

Durante uma festa, nasceu a primeira rosa na cidade, que foi colocada diante da Imagem de Nossa Senhora da Evangelização, pelo primeiro Bispo Diocesano Dom Frei Jerônimo de Loayza.

Em 1985, o Papa João Paulo II, visitou Lima, Peru e corou a Imagem de Nossa Senhora da Evangelização. Em 1988, o Papa João Paulo II, concedeu a "Rosa de Ouro", a Nossa Senhora da Evangelização, quando foi no Congresso Eucarístico, dos países Bolivarianos. A Rosa de Ouro, significa, a majestade, a importância, a reverencia do lugar que a recebe, no caso a reverencia a Nossa Senhora, tipo, quando temos na Bíblia, "a flor do campo e o lírios dos vales". Assim disse o Papa: "Se há uma cidade no mundo onde a virgem merece receber uma rosa, essa cidade é Lima".

Em 6 de outubro de 1990, o Papa João Paulo II proclama, Nossa Senhora da Evangelização padroeira da Arquidiocese de Lima.

Nossa Senhora da Evangelização, foi muito importante para o anúncio do Evangelho na região, que vai desde o Cabo Hornos até a Nicarágua. Nos momentos importantes da história, era entoado o "Te Deum" (canto de Louvor e gratidão a Deus), diante da imagem de Nossa Senhora da Evangelização. Exemplo, para comemorar a independência do Peru, em 1821.

Diariamente é celebrada uma Santa Missa em honra a Nossa Senhora da Evangelização, em sua Capela, onde os fiéis após receberem a Santa Eucaristia, rezam em seguida o Santo Rosário e as Ladainha Mariana do II Concílio Limenho, de Santo Toribio de Mogrovejo, padroeiro do Episcopado.

Nossa Senhora da Evangelização, rogai por nós!

Doce Coração de Maria, sede minha proteção!