Santa Rosa Venetini

Dia 07 de maio - Santa Rosa Venetini

Santa Rosa Venerini, nasceu em 09 de fevereiro de 1656, em Virterbo, Itália. Morreu em Roma , em 07 de maio de 1728.

Quando era criança, pensava em se tornar monja, mas durante a sua juventude ficou impressionada com a pobreza e a ignorância das jovens, e assim começou a pensar que talvez fosse melhor realizar algo em prol delas..

Começou convidado, jovens e mulheres do seu bairro, para rezarem juntas o rosário, vendo que estas não sabiam rezar.

Mas em agosto de 1685, com duas amigas, resolveram abrir uma escola para crianças pobres. Todos os dias passava uma criança pelas ruelas de Viterbo, chamando jovens e crianças para a escola.

As aulas começavam com a oração, seguida de catequese, de trabalhos manuais e finalizava com lições para aprenderem a ler e escrever. Em pouco tempo a escola mudou de fisionomia e ela recebeu pedidos de bispos e cardeais, para fundar outras escolas. As professoras não eram religiosas, mas, viviam como tais, sendo chamadas de Mestras Pias, em Roma de Mestra Santas.

Em 1713, Santa Rosa abriu uma escola em Roma, e o Papa Clemente XI, foi visitar-las, Ele ficou lá o dia todo, juntamente com oitos cardeais. No fim de sua visita, chamou Rosa e outras professoras agradeceu pelo excelente trabalho, dando-lhe uma medalha de prata e disse-lhes: "Desejo que estas escolas se propaguem em todas as nossas cidades". Em pouco tempo abriram mais de 40 escolas. O lema da escola de Santa Rosa: educar para libertar.

Em 15 de outubro de 2006, o Papa Bento XVI proclamou-a Santa. Pelo milagre que aconteceu em Ebolawa, Camarões, por intercessão de Santa Rosa, uma criança do leprosário de Ngalan, foi curada, inexplicavelmente. Santa Rosa, rogai por nós!

Santa Rosa Venetini