São Josafá Kuncewics

12 de novembro - São Josafá de Kuncewics

Nasceu em 1580, na Ucrânia. Nome de batismo João Kuncewicz. Filho de comerciante, simples. Quando jovem, estudou filosofia e teologia. Com 20 anos entrou para a Ordem de São Basílio e tornou-se monge, adotou então o nome de Josafá. Muito sábio e por ser uma pessoas de oração, foi nomeado superior do mosteiro, muito jovem. Depois foi nomeado "Monsenhor", de Polotsk, na Rússia. Com 37 anos, foi nomeado Arcebispo de Polotsk. Era muito caridoso, tanto que, percebendo que uma senhora viúva passava por dificuldades, mas sem meios para ajuda-la, no momento, penhorou seu pálio de bispo ( um adereço litúrgico e caro), para conseguir o dinheiro para ajuda-la.

Em 1595, São Josafa e um grupo de religiosos orientais, membros da igreja separada da Rússia, converteram-se à Igreja Católica Apostólica Romana. Eles reconheceram ser esta a verdadeira Igreja fundada por Jesus Cristo, através dos Apóstolos. Assumiram a religião católica, mas conservaram a liturgia oriental criada por São João Crisóstomo. São Josafa, defendia com muita coragem a autoridade do Papa, como verdadeiro representante de Cristo e o sucessor de Pedro na terra. Também lutou pelo fim do cisma, isto é, da divisão dos cristãos. Pregava e ensinava, que o correto era seguir a doutrina de Jesus Cristo em uma só Igreja, tendo o Papa como o principal Pastor. Esta unidade da Igreja desagradou aos cismáticos (separados da Igreja Católica), por isto São Josafa disse: "Vereis, que ainda vão me matar".

Assim aconteceu, quando, fazia visitas pastorais a uma de suas paróquia, sua casa foi atacada. Muitos que o acompanhavam foram massacrados. São Josafa, se presentou diante dos inimigos e perguntou: "Porque vocês matam meus familiares se querem matar a mim ?" Então, foram para cima dele sem piedade, o espancaram e torturaram, até a morte. Depois jogaram seu corpo num rio. Os católicos recuperaram seu corpo do rio, e passaram a venera-lo. Mas tarde os assassinos do santo, foram presos, foram jugados e condenados. Depois de certo tempo, alguns arrependido, converteram-se.

Morreu em 12 de novembro de 1623, Em Vitebsk, na Bielorrússia. Foi Beatificado pelo Papa Urbano VIII, em 1643. Foi canonizado pelo Papa Pio IX, em 29 de junho de 1867.

São Josafa, rogai por nós !