São Guilherme

25 de junho - São Guilherme

Nasceu em Vercelli, Itália, em 1085. filho de família rica. Ficou órfão muito cedo. Com 15 anos, vestiu o hábito monástico, e foi fazer peregrinações pela Europa, para visitar vários Santuários, entre eles, Santuário de Santiago de Compostela, na Espanha. Pretendendo chegar a Terra Santa. Mas foi desaconselhado por São João de Matera, porque havia visitado, mas foi pego por ladrões, que lhe dera uma surra. Por a isto foi para o Monte Partênio, Monte da Virgem, próximo da região de Avelino, ali permaneceu em silêncio, penitência e oração. Um lugar habitado, apenas por animais selvagens, onde um lobo matou o burro que lhe servia de transporte. São Guilherme, então, doma, toda manada, que passa a servir de auxílio.

São guilherme, começou a ser procurado por outros eremitas, religiosos e fiéis. Ai, construir o Santuário de Nossa Senhora do Monte Virgem, logo passou a ter a organização dos Monges, e fez sua total consagração. Assim nasceu em 1128, o primeiro mosteiro masculino fundado por São Guilherme, que o colocou sob as regras Beneditinas e dedicada a Virgem Maria. Ficou conhecido como Mosteiro de Montevergine.

Foi eleito abade, mas não ficou por muito tempo, passou o cargo para outro Monge e continuou sua peregrinação. Mas, acabou se tornando uma rotina na sua vida monástica. Foi e fundou um outro mosteiro Beneditino, dedicado a Virgem Maria, em Monte Cognato. Sendo foi abade, mas novamente passa o cargo para outro monge. Saindo novamente em peregrinação. Foi para a planície de Goleto, não muito longe dali, onde por um ano viveu dentro de um buraco de uma árvore. E quando descoberto seu paradeiro, começaram a lhe procurar, e forma-se uma comunidade ao seu redor. Desta fez, fundou ali dois mosteiro, um masculino e um feminino. Sendo duas comunidades independente, cada qual com sede e igreja, própria.

Assim nasceram mais mosteiros, em Irpínia e em Puglia. São Guilherme que desejava apenas ser um monge peregrino na Terra Santa, fundou a Congregação Beneditina de Montevergine, que cresceu muito. No ano de 1879 ela se fundiu à Congregação de Montecassino.

Morreu em 25 de junho de 1142, no Mosteiro de Goleto. Seus restos morais foram transferidos em 1807, para o Santuário de Mosteiro de Maria de Montevergine. O primeiro que ele fundou. Considerado um dos mais belos santuários marianos existente. Em 1942, foi Canonizado pelo papa Pio XII.

São Guilherme, rogai por nós !