São Pio X

21 de agosto - São Pio X , Papa


Nasceu em 2 de junho de 1835, na aldeia de Riese, Treviso, Itália. Nome de batismo Giuseppe Melchiorre Sarto. Seu pai, Giovanni Battista Sarto, um carteiro e sapateiro, morreu quando Giusepe tinha 17 anos. Sua mãe, Margaritta Sanson Sarto, o casal teve 10 filhos, sendo 4 homens e 6 mulheres. Sua mãe, apos a morte de seu pai, sustentava a família através de seu talento na costura.

Embora pobres, seus pais valorizavam a educação, Giuseppe caminhava 6 Km todos os dias para ir escola. Sua mãe lhe educou na Fé Cristã, e também com Dom Tito, padre da aldeia, que também quando jovem lhe ensinou o Latim. Ganhou bolsa de estudo para o ensino médio em Castelfranco Veneto. Quando ia entrar para o seminário, seu pai faleceu, quis desistir para ajudar em casa, mas sua mãe não permitiu que parasse os estudos. Entrou para o seminário de Pádua, Em Santo Antônio de Pádua, onde concluiu os estudos clássicos, filosóficos e teológicos.

Em 18 de setembro de 1858, com 23 anos, foi ordenado sacerdote. Foi para Tombolo, lá passou a dar aula de catecismo para adultos, à noite. Depois o Bispo o enviou para Salzano como pároco. Depois foi para Treviso, como cônego. Lá estudou direito canônico e a "Suma Teológica" de São Tomás de Aquino. Em seguida foi ordenado Bispo da diocese italiana de Mântua.

Em 1867 foi para Salzano, onde restaurou a igreja e ampliou o hospital, com dinheiro de seu trabalho religioso. Tornou-se popular, trabalhando para ajudar os doentes da peste de cólera, no norte da Itália no início de 1870. Seguidamente foi nomeado Cônego da Catedral e Chancelar da diocese de Treviso, era reitor do seminário e responsável pelo Clero. Como Chanceler levou a instrução religiosa as escolas públicas. Trabalhou muito para conseguir que o ensino religioso chegassem a juventude rural e urbana que não frequentava as escolas católicas. Ensinou em 1878, Teologia Dogmática e Teologia Moral no seminário de Treviso.

Em 10 de novembro de 1884, foi para Mântua, uma diocese em tumulto, que ela moralizou. Rejeitou o luxo da mansão a que tinha direito. Devido aos seus trabalhos em Mântua, o Papa leão XIII o colocou como Cardeal Patriarca de Veneza em 1893. Mas o Cardeal Giuseppe Sarto, teve que esperar um ano e meio para assumi o cargo, pois o governo italiano estava exigindo privilégios. Passou este tempo de espera em oração e preparação.

Em 20 de julho de 1903, morre o Papa leão XIII, o colégio dos Cardeais se reúnem para eleger um novo Papa. Os votos foram para o Cardeal Rampolla, mas o imperador da Áustria-Hungria, vetou a nomeação. Foi a primeira vez que o Papa não era escolhido no primeiro conclave. Mas esta foi a última vez que o veto poderia ser feito por um monarca. Pois mudaram esta regras.

Em 4 de agosto de 1903, duas semanas após em segunda votação, o Cardeal Giuseppe Melquior Sarto, é escolhido como Papa da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Ele recebeu 55 votos em um total de 60. Inicialmente o Cardeal Ciuseppe Sarto, recusou, pois estava triste com o veto do governo. Se retirou em oração, mas os Cardeais insistiram para que ele aceitasse.

Então se torna o 257 Papa desde São Pedro, escolheu o nome de Papa Pio X. Com lágrimas nos olhos pedi ao Cardeal Rafael Merry del Val, que o ajude neste ofício, o início de uma amizade que trouxe muitos frutos para a Igreja. O Jovem Giuseppe, que queria parar os estudos para trabalha e ajudar a mãe, mas esta por sabedoria lhe obriga a continuar, estava agora se tornando Papa.

Em 9 de agosto de 1903, ao assumir a cadeira de São Pedro, o Papa Pio X, tem como lema: "Restaurar todas as coisas em Cristo". Principalmente o Clero.

O Papa Pio X, mandou os Bispos, fazerem uma melhor formação nos seminários, para os futuros padres passarem um melhor conhecimento de Deus a população. Publicou a Encíclica, "Exortação para o clero Católico", que salientou que somente através de um clero, estudado e disciplinado, para um retorno a Cristo.

O ensino religioso dos jovens e idosos se tornou o segundo mais importante meio para a restauração Cristã. Na Encíclica "Acerbo Nimis", o Papa Pio X, mostra firmemente sua posição, sobre o ensino da Fé Cristã. Diz ser necessário que os padres, mostrem em uma linguagem simples, as verdades sobre a vida eterna, e levem a pessoas a conhecer melhor a Deus.

Como exemplo, Ele próprio celebrava ao domingos para a população, em um dos pátios do Vaticano. Reformulou a Liturgia, queria homilias simples e claras, trazendo de volta o canto gregoriano para as celebrações. Mas o decreto que o tornou, "Papa da Eucaristia", foi, melhor, é um dos mais elogiados até hoje, permitiu a Comunhão diária. Revisou o Breviário e preparou o Catecismo, que era feito em todas as paróquias, tanto para adultos, jovens e crianças, pois todos alem do conhecimento de Deus, tinham que conhecer sobre a fé que professavam. Permitiu, ou melhor pediu que se administrasse a primeira comunhão as criança a parti da idade de sete anos, ( não é necessário esperar a criança, primeiro começar a pegar, para depois lhe apresentar Cristo Eucarístico). Tirou a exigência do jejum para os doentes.

Seu secretário de Estado, e amigo, o Cardeal Merry del Val, falou o seguinte a seu respeito, resumidamente. "Seria um erro crer que as características de bondade do Papa Pio X, resumisse seus dons e qualidades.... Mantinha um absoluto controle de si e dominava os impulsos de seu temperamento. Não se preoculpava em ceder em alguns assuntos que não considerava essenciais, e ate aceitava opiniões, desde que não fosse contra seus princípios. ... Mantinha o direito e a liberdade da Igreja, na pureza e integridade da verdade Católica. ... Era inútil, em tais ocasiões, que alguém tentasse dobrar sua constância. Toda tentativa de tentar intimidá-lo com ameaças ou de afagá-lo com sedutores pretextos ou recursos meramente sentimentais estava condenada ao fracasso".

O Santo Papa Pio X, lutou contra o socialismo, que condenou na encíclica "Pascendi Dominici Gregis" (Alimentação do rebanho), como uma síntese de uma nova teologia: "Alerto os Católicos para as detestáveis e perniciosas teologias e os princípios subversivos do liberalismo, e de seus indignos filhos, o socialismo e a anarquia. A tirania invasora do socialismo conduzirá ao totalitarismo, e só à luz das doutrinas Cristãs podereis opor-vos eficazmente ao progresso do socialismo, que avançará ameaçador para destruir o edifício da sociedade, já abalada. A Igreja sempre sofreu perseguições, mas desta vez as armas mudaram. Eis uma nova fase da eterna guerra declarada contra Deus, não há aí nada de novo, somente as armas empregadas, ou seja, o laicismo (separação da igreja, do estado), a máxima expressão do idealismo e do racionalismo".

Morreu em 20 de agosto de 1914, tinha 79 anos. Foi velado na Basílica de São Pedro. Dois messes após o início da I Guerra Mundial. Logo após ser enterrado no Vaticano, o povo começou a pedir sua canonização. Foi beatificado em 1951 e foi canonizado em 1954, pelo Papa Pio XII. O corpo de São Pio X, permanece incorrupto ainda hoje. Atribuem a São Pio X vários milagres ainda em vida.

São Pio X, rogai por nós !