Santo André, Apóstolo

30 de novembro - Santo André, Apóstolo

Nasceu na cidade de Betsaida, às margens do Mar da Galileia. André era irmão de Simão ( São Pedro), filhos do pescador Jonas. Santo André e São Pedro eram pescadores, e sócios de São João e São Tiago, moravam em Cafarnaum, quando Jesus lhes apareceu. A cidade também ficava ao lado do Mar da Galileia, era uma cidade bem maior que Betsaida.

Antes de serem discípulos de Jesus, Santo André e São João, irmão de Tiago, eram discípulos de São João Batista, que lhes apresentou Jesus dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo...". Jo 1, 29. Os dois passaram imediatamente a seguir a Jesus. Este encontro com Jesus foi tão marcante que já com aproximadamente 60 anos, quando escreveu o Evangelho, lembrou-se até da horário. "Era a hora décima, aproximadamente." Jo 1, 38. (16 horas, lembre-se que começavam a contar as horas quando amanhecia, isto é 6 horas).

Santo André e São João foram os primeiros a se tornarem discípulos de Jesus. O fato de já seguir a São João Batista, mostra que Santo André já buscava algo a mais na religião. Ao encontra-se com Jesus, Santo André fez questão de leva-Lo ate São Pedro, dizendo-lhe: "Encontramos o Messias". Santo André não guardou a Graça só par si mas saiu anunciando, "Encontramos o messias".

Santo André é o quarto citado na ordem dos Apóstolos nos Evangelhos. Santo André era mais velho que São Pedro, não era casado, deixou tudo para seguir Jesus.

Santo André, é citado 12 vezes no Novo Testamento. No milagre das multiplicações dos pães, foi ele que disse a Jesus: "Há aqui um menino, que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas o que é isto para tantas pessoas ?" Jo 6, 9. Quando alguém pede para a São Felipe, para ver Jesus, este vai falar com Santo André, isto mostra a importância de Santo na hierarquia, do começo da Igreja, aí Santo André vai até Jesus comunicar-Lhe que alguém quer vê-lo. Santo André esteve ao lado de Jesus, durante toda sua vida pública, viu os milagres, ouviu as pregações e ensinamentos. Também, mostrou a fraqueza fugindo quando Jesus foi preso, mas teve a alegria do perdão de Jesus ressuscitado. Esteve presente no dia de Pentecostes, quando recebeu o Espírito Santo. Foi um "vaso" moldado pelo Obreiro e se tornou um grande Apóstolo.

Após, a vinda do Espírito Santo, Santo André foi para a Palestina, lá fundou a Igreja de Cristo. Assim como esteve em outras regiões anunciando o Evangelho, ficou finalmente na Grécia. Vários milagre aconteceram pelas orações de Santo André, e continuam a acontecer por sua intercessão.

O governador Egéas da Grécia, subordinado ao imperador Nero, prendeu Santo André, por ser cristão e afirmar que ninguém era mais importante que Jesus. Para liberta-lo queria que ele adorasse a deuses pagão. Santo André disse que aqueles deuses eram deuses do demônios. O governador o condenou a morte por crucificação, sentença que o Santo aceitou com alegria, afinal pregava a grandeza da Cruz de Cristo. Santo André foi crucificado em forma de X, levou dois dias para morrer.

No dia 30 de novembro de 60, uma luz forte envolveu todo o corpo de Santo André, depois se apagou, no exato momento de sua morte. Em 357, o imperador Constantino, convertido ao cristianismo, levou os restos mortais de Santo André para Constantinopla. Depois suas relíquias foram trasladadas para Roma, onde estão até hoje, na Catedral de Amalfi.

Santo André, Apóstolo, rogai por nós !