Solenidade de Corpus Christi

A Solenidade de Corpus Christi - "Corpus Domini" em Latim - Corpo de Cristo em Portugal Corpo de Deus.

O Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. A Santa Eucaristia é a presença real de Jesus Cristo na Hóstia Consagrada.

Esta celebração ocorre na quinta-feira, após ao Domingo da Santíssima Trindade. E dia da Santíssima Trindade acontece no seguinte ao de Pentecoste. É uma Festa de Guarda, logo, a participação na Santa Missa é obrigatória.

O Código de Direito Canônico (cânone 944), determina que o Bispo Diocesano instrua os Padres a providenciarem a Procissão de Corpos Christi pelas rua, para testemunhar publicamente a Adoração à Santa Eucaristia, Corpo e Sengue de Jesus.

A celebração de Corpus Christi teve inicio em 1243, em Liége, na Bélgica. Quando a Irmã Juliana de Mont Cornion, Freira Agostiniana, teve a visão de Jesus Cristo, lhe pedindo que a Eucaristia fosse celebrada em uma festa de destaque.

Na época o Cônego Tiago Pantaleão de Troyes (futuro Papa Urbano IV), recebeu o segrego da Freira. E permitiu a festa naquela localidade.

O Milagre de Bolsena.

Em 1264, na cidade de Bolsena, um Sacerdote ao celebrar a Santa Missa, no momento de partir a Hóstia, viu Ela sangrar, então, pegou tudo no corporal (pano que se apoia o cálice e a patena). O Cônego, agora Papa Urbano IV, determinou que a Eucaristia que sangrará e todo o material fosse levado até ele.

E isto ocorreu em 19 de junho de 1264, em uma grande Procissão Solene, Bolsena à Orvieto. Foi sua Santidade que fez esta Procissão de Bolsena à Catedral de Santa Prisca.

Esta foi a primeira procissão de Corpus Christi.

Em 8 de setembro de 1264, o Papa Urbano IV, decretou a Festa de Corpus Christi fosse realizada em todas as Igrejas na quinta-feira depois da oitava de Pentecoste.

O Papa Urbano IV, pediu a São Tomás de Aquino para preparar as leituras e textos litúrgicos para esta ocasião.

Estas leituras são usadas ate hoje nas celebrações de Corpus Christi. São Tomas, Compôs também um hino para ocasião "Lauda Sion Salvatoresm" (Louvor, ó Sião, o Salvador). Que é cantado por mais de 400 mil sacerdotes neste dia.

A procissão com a Hóstia Consagrada em um Ostensório começou em 1274. Posteriormente, veio o fato das pessoas enfeitarem a ruas com tapetes nos lugares que a Procissão de Corpus Christi, passa.