São Beda, o Venerável

Dia 25 de maio - São Beda, o Venerável

Nasceu em 672, em Newcastle, recebeu formação nos mosteiros Beneditinos de Wearmouth e Jarrow, neste último foi ordenado sacerdote em 694. Suas maiores satisfações na vida, aprender, ensinar e escrever. Todas suas obras tem a finalidade de ensinamento. Escreveu sobre filosofia, cronologia, aritmética, gramática, astrologia, música, medicina. Mas São Beda é antes de tudo teólogo, de linguagem fluida e simples, acessível a todos. Em 60 obras, ajudou a formar vários monges, dirigidos pelo ensinamento de Deus, por meio dessas matérias que ensinava.

Concluiu a sua obra com esta oração: "Suplico-te, meu Jesus, que me concedeste atingir com delícia as palavras da Tua sabedoria, concede-me na Tua misericórdia chagar um dia a ti, fonte de sabedoria, e contemplar o Teu rosto".

São Beda, o Venerável, percebeu que um sermão podia ser ouvido por apenas algumas pessoas, mas podia ser lido por milhares delas e por muitos séculos. Por isso, ele escreveu muitos sermões sem se cansar ,com cuidando no seu conteúdo e estilo, resultando em livros agradáveis à leitura, verdadeiras obras literárias, sobre os mais variados temas desde o teológico ao intelectual.

O Papa Gregório II chamou-o a Roma, para tê-lo como seus auxiliar, mas, preferiu a solidão do Mosteiro. Morreu em 25 de maio de 735, em Jarrow, Inglaterra. O Papa Leão XIII, em 1899, proclamou-o, Santo e Doutor da Igreja. Único Santo Inglês a possuir o este título.

São Beda, rogai por nós !

São Beda, o Venerável