Santa Rita de Cássia

Dia 22 de maio - Santa Rita de Cássia - Padroeira das causas impossíveis.

Nasceu em 1381, em Roccaporena, Itália. Filha de Antônio Mancini e Amata Ferri. Queria ser religiosa, mas seu pai já tinha arrumado seu casamento, com Paolo Ferdinando, como de costume. Seu marido era infiel, bebia demais, além de ser violento. Nos 18 anos, que foi casada sofreu muito. O casal teve dois filhos. Através de amor e oração, conseguiu que Paolo se convertesse. Mas, ele havia feito muitos inimigos, por sua violência. Acabou sendo assassinado. Seus filhos, jovem queria vingança, Santa Rita pediu a Deus que não deixasse que eles cometessem este pecado. Eles se converteram, mas ficaram doentes e morreram, Santa Rita tinha a certeza que foram para junto de Deus.

Com a morte do marido e filhos, tentou entrar no convento, não sendo aceita, por ter sido casada, e seus filhos terem morridos de peste. Uma noite quando dormia, ouviu uma voz lhe chamando, foi atender, estavam à porta, São Francisco, São Nicolau e São João Batista, e pediram que os seguisse, quando, saiu na rua sentiu um leve empurrão, então caiu em êxtase, voltando a si, estava dentro do mosteiro, as portas estavam fechadas, as freiras então a aceitaram, Santa Rita viveu ali 40 anos. Quanto a Santa Rita já no convento, a superiora a mandou regar um galho seco no jardim, Ela fez, e depois de um ano, o galho se transformou em uma videira, que dá uvas até hoje.

Santa Rita rezou em frente a cruz de Jesus, pedido, que um pouco das dores que Ele sentiu. Então um espinho da coroa de Jesus, cravou-se em sua testa, o ali se tornou uma ferida aberta e mal- cheirosa. Ficou com a chagas por 15 anos, que só foi curada, quando a Santa Rita foi a Roma, no ano santo, quando voltou ao mosteiro a ferida se abriu novamente.

Morreu em 22 de maio de 1457, no Mosteiro de Cássia, Itália. Sua Ferida cicatrizou e de seu corpo exalava um perfume de rosa. Ela, trazia sempre junto ao peito um crucifixo. Após sua morte um grande multidão foi lá vê-la. Então levaram seu corpo para a igreja e lá está até hoje, exalando suave perfume. Uma irmã que tinha o braço paralítico, ao abraçar a Santa Rita, que estava em seu leito de morte, ficou curada da paralisia.

Foi Beatificada em 1627, em Roma pelo Papa Urbano VIII. Foi canonizada em 24 de maio de 1900, pelo Papa Leão XIII.

Santa Rita de Cássia, rogai por nós!