Nasceu em 410, em Cabília, África. Nome de nascimento Anastasius. Filho de um humilde ferreiro. Nesta época religião Católica havia se tornado oficial entre os romanos e a Bíblia havia sido definida com seu conteúdo. Duas particularidades marcaram seu Papado, ter assumido a Cátedra de Roma com 82 anos e ser de origem Africana. Foi conselheiro do Papa Félix III, a quem sucedeu.
Em 492, morre o Papa Félix III. Ai, ele foi indicado e eleito o sucessor na Cátedra de São Pedro, em 1 de março de 492, com 82 anos. O Papa Gelásio I, tentou continuar a união entres as Igrejas, objetivo do Papa Félix III. Porém, o imperador Anastácio I fez forte oposição a esta união, ai ele não conseguiu a união.
Como Papa combateu as doutrinas (heresias ou teologias), do pelagianismo, do maniqueísmo e do arianismo. O pegagianismo, doutrina teológica, que dizia, que o homem não necessitava de Deus para a salvação; O maniqueísmo, doutrina teológica, que dividia o bom e o mau, o bom era o espírito e o mau o corpo, logo a salvação do espírito não dependia das ações do corpo; O arianismo, doutrina teológica, que não aceitava Jesus como um Deus, ou seja, Jesus na teologia deles nada tinha a ver com Deus. Graças ao Papa Gelásio I, estas heresia, ou teologias errôneas não prosseguiram dentro da Igreja.
O Papa Gelásio I, criou a norma eclesiástica da, Infalibilidade Papal ( dogma católico, que afirma que o papa está sempre correto em suas deliberações. Atas normas começaram a ser feitas no anos 90), levando-se em consideração que o Santo Papa é o sucessor de São Pedro, assim disse: "...0 que a Sede Apostólica afirma em um sínodo, adquire valor jurídico; o que ela há rechaça, não tem força de lei.".
Foi ele que renovou a litúrgica da Igreja, unificando os ritos e as funções na Igreja Católica. O Sacramentário Gelasiano é um decreto que contém perto de 50 prefácios litúrgicos, orações da Santa Missa. Atualmente , alguns dos decretos assinados por ele encontram-se no Museu Britânico.
São Gelásio I, viveu uma vida de oração e insistia sempre que os padres e os religiosos fizessem o mesmo. Dedicava tempo, mesmo como Papa, para visitar e socorrer os pobres em suas necessidades. Por sua caridade e amor para com os podres, foi apelidado de: "Papa dos Pobres". Viveu a pobreza evangélica. Quando faleceu, não possuía nenhum bem em seu nome.
Morreu em 21 de novembro de 496, com 86 anos, em Roma, Itália. Seu pontificado foi de 4 anos. Foi enterrado na Basílica de São Pedro. Seu antecessor foi o Papa Félix III e seu sucessor foi o Papa Anastácio II.
São Gelásio I, Papa, rogai por nós !