Tiago da Marca

28 de novembro - Tiago da Marca

Nasceu em 1394, em Marca de Ancona, Itália. Nome de Batismo, Domingos Gangali. De família podre. Ficou órfão de pai e de mãe, quando criança, foi educado pelo seu tio, que era padre. Estudou em Perugia, se formando em direito civil, juntamente com São João de Capistrano. Com 22 anos entrou para a Ordem dos Franciscanos, no Convento de Nossa Senhora dos Anjos, próximo à Assis. Ao fazer profissão, adotou o nome de Tiago. Seu mestre de noviciado foi São Bernadino de Sena. Assim falou sobre São Bernadino: "Ó bom pai, eu me lembro, quando era noviço, que tu cortaste com tuas mãos meu primeiro hábito".

Estudou Teologia, se tornou sacerdote. Dedicou-se a pregações. Percorreu toda a Itália, a Polônia, a Boêmia, a Bósnia e depois foi para a Hungria, obedecendo a uma ordem direta de Roma. Permanecia num lugar apenas o tempo suficiente para construir um mosteiro novo, ou restabelecer a observância das Regras da Ordem Franciscana em um mosteiro que já existia. Sempre estava em uma missão da igreja, que fora enviados pelos; Papas Eugênio IV, Nicolau V e Calisto II. Participou da cruzada de 1437, para expulsar invasores turcos muçulmanos. Humilde e correto, não queria cargos na Igreja, recusou o cargo de Bispo de Milão.

Dormia somente 3 horas por dia, e ficava meditando no restante da noite. Fazia penitência e orações. Não comia carne e jejuava frequentemente. Tinha uma disciplina rigorosa.

São Tiago da Marca foi à Nossa Senhora de Loreto, ao celebrar a Santa Missa lá, após a consagração Nossa Senhora lhe apareceu e disse que sua oração havia sido ouvida. A parti deste dia, pregava com tanto fervor que tocava os corações mais endurecidos.

Morreu em 28 de novembro de 1476, em Nápoles. Suas últimas palavras foram: "Jesus, maria, bendita Paixão de Jesus. Foi sepultado na Igreja de Santa Maria Nova. Há muito milagres relatados por sua intercessão, tanto em vida como após sua morte. Ele foi canonizado em 1726 pelo Papa Bento XIII. Santo Padroeiro de quem deseja o dom da obediência. Deixou inúmeros escritos, de suas pregações.

São Tiago das Marcas, rogai por nós !