Santa Heloísa

11 de fevereiro - Santa Heloísa

Nasceu em 1300, aproximadamente, na Normandia, França. Bem educada e na fé cristã. Herdou uma grande herança. Casou-se Jovem, mas ficou viúva também jovem. Assim que tomou posse do que herdou de seu falecido marido, doou todo o dinheiro para a Abadia Beneditina de Notre Dane de Coulombs, em Chartres, na França. Doou também duas igreja e as terras pertencentes a elas, tudo herança que herdara do marido.

Tempos depois, Santa Heloísa casou-se novamente, mas seu segundo marido, morreu pouco tempo depois de morte natural, como o primeiro. Assim ela resolveu se tornar religiosa. A Santa doou todos seus bens, aos podres, e outra parte, doou ao mosteiro. Deixou para seus familiares a parte da herança que lhes era de direito. Mandou construir uma pequena casa ao lado da Igreja do convento e passou a morar lá.

Em 1330, a Europa foi contaminada pela "peste bubônica", doença transmitida pelos ratos, que matou milhões de pessoas. Era uma doença altamente contagioso, todos evitavam contato com os doente, Santa Heloísa cuidou dos doente, mas não se contaminou. Muito pelo contrário, ela tinha o Dom da cura, e por sua intercessão muito foram curados.

Morreram 25 milhões de pessoas na Europa, em 5 anos, o que significou, um terço da população que lá viviam na época. Mas, Santa Heloísa, se aproximada dos doentes, mesmo na hora de sua morte, os abraçando, tocando neles, e curando alguns. O mais importante, a todos ela levava a Paz de Jesus, com sua oração e carinho. Seu amor pelas pessoas e as curas que aconteceram por sua intercessão se espalhou rapidamente pela Europa.

Morreu em 1360. Muitas pessoas começaram a visitar seu túmulo, e muitos milagre aconteceram por sua intercessão. Mas, tarde seus restos mortais foram transladados para a Catedral de Chartres, na França.

Santa Heloísa, rogai por nós !