10 - Santo Eduardo

10 de junho - Santo Eduardo João Maria Poppe

Nasceu em 18 de dezembro de 1890, na Bélgica, era o terceiro de onze filhos. Sua família muito cristã, por isto, desde cedo estudou no colégio dos Irmãos da Caridade, onde completou o ensino básico. Com 15, entro para o seminário de São Nicolau. Quando em 1910, estava no serviço militar, sentiu a vocação para a vida religiosa. Aos 22 anos, entrou no Seminário Filosófico leão XII, de Louvain.

Na Primeira Guerra Mundial, foi convocado a servir junto a Cruz Vermelha como enfermeiro, atendendo as ambulâncias que chegava com os feridos.

Foi ordenado sacerdote em 1915, sendo em seguida nomeado vigário da Paróquia de Santa Colete. Sua evangelização tinha como foco difundir a devoção à Eucaristia e a Nossa Senhora. Tinha um carinho especial em preparar as criança para a Primeira comunhão, chegando a fazer formação para catequista e escrevendo o "Manual do catequista Eucarístico", em 1917, idealizado segundo o decreto do Papa São Pio X. Criou também a "Liga da Comunhão Frequente", estendida a todos.

Em 1918, foi nomeado diretor do convento das Irmãs de São Vicente de Paulo, em Moerzeke-lez-Termondes. Com a preocupação de manter a chama da fé cristã nos jovens catequista, todos filhos de famílias socialistas e anticlericais. Por isso publicou um semanário instituído "Zonneland" (País do Sol), direcionado à "Cruzada Eucarística Pio X" de toda a Bélgica.

Padre Eduardo convivia desde a infância com uma doença no coração. Por este motivo, foi obrigado a viver numa poltrona ainda muito jovem. Neste período escreveu uma extensa e linda bibliografia catequética com ênfase na Eucaristia. Em destaque para as obras: "Direção espiritual dos jovens" de 1920; "O amigo dos Jovens" e "O método educativo eucarístico", ambas em 1924. Apareceram muitas outras publicações suas após sua morte.

Morreu dia 10 de junho 1924, com 34 anos, repentinamente devido a uma doença de coração que tinha desde a infância. O Papa João Paulo II o beatificou em 1999 e o nomeou "Pedagogo da Eucaristia".

Santo Eduardo, rogai por nós!