27 de dezembro - São João, Apóstolo e Evangelista.

Vivia em Cafarnaum e Betsaida. Filho de Zebedeu e Maria Salomé. Era irmão do Apóstolo São Tiago Maior. Era pescador, trabalhava com seu pai e seu irmão. São João Evangelista era solteiro, e tinha entre 17 a 20, quando foi chamado por Jesus. Era discípulo de São João Batista, o que mostra que muito novo já buscava viver a fé em sua vida. Foi, dos 12 apóstolos, o mais novo. Chamado de Evangelista por ter escrito o Quarto Evangelho. Além de ter escrito três epístolas (cartas) e o livro do Apocalipse.

De São João Batista recebeu o batismo de arrependimento, e estava no momento que São João Batista disse: "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do Mundo" (Jo 1, 35-37).

São João Evangelista é o "Discípulo que Jesus amava". Foi chamado a seguir Jesus quando estava com seu irmão São Tiago pescando. Sua mãe foi quem pediu a Jesus pra que seus filhos ficassem um a direita e outra a esquerda de Jesus, Ele respondeu: "Não sabeis o que esta pedindo. Podeis beber o cálice que estou para beber ? Eles responderam, "Podemos". Então lhes disse: "Sim, bebei do meu cálice. Todavia, sentar à minha direita e à minha esquerda, não cabes a Mim concedê-lo, mas é para aquele a quem Meu Pai o preparou". ( Mt 20, 22-23).

São João Evangelista, foi quem mais esteve ao lado de Jesus, após começar a segui-Lo. Esteve presente quando Jesus ressuscitou a filha de Jairo. Testemunhou a transfiguração no Monte Tabor. Durante a última ceia, foi ele que deitou a cabeça no colo de Jesus, e perguntou-Lhe o nome do traidor. São João foi o único discípulo que acompanhou Jesus quando Ele foi preso no Monte das Oliveiras e levado até à casa de Caifás. Esta presente no momento que Jesus estava na cruz. Foi ali junto a cruz que Jesus entregou São João para guardar sua Mãe, dizendo a Ela, Mãe eis aí seu filho e a São João, filho eis aí sua Mãe. Simbolizando Nossa Senhora como a Mãe de todos nós.

Após a Morte de Jesus, João ficou próximo de São Pedro. Ele ficava em Jerusalém, onde São Tiago era o líder. Após o martírio de São Tiago, São João foi para Éfeso, uma comunidade que fora fundada por São Paulo anos antes. São João sempre levava consigo Nossa Senhora, como lhe pedira Jesus, e cuidava Dela, como sua Mãe. Viveram em Éfeso por vários anos. Até os dias de hoje a Casa de Nossa Senhora em Éfeso e local de grande peregrinação.

São João foi preso, por várias vezes, pelo romanos, sofreu torturas, mas não negou a fé em Jesus Cristo. Chegaram a jogarem azeite quente nele, mas nada aconteceu com o Santo. Depois o prenderam na Ilha de Patmos, a leste do Mar Egeu. Lá ficou até a morte do imperador Domiciano.

São João falava pouco, mas escreveu muito. Quando esteve no exílio em Patmos, escreveu o Livro do Apocalipse, palavra grega que significa Revelação, último livro da Bíblia. Com a ajuda de seu discípulo Natan, São João escreveu o "Evangelho Segundo São João", que escreveu quando estava em Éfeso, no ano 90 aproximadamente. São João também escreveu e 3 cartas dirigidas aos cristãos das comunidades que ele coordenava, São as 3 epístolas de São João, que estão na Bíblia.

Assim fala Santo Agostinho a respeito de São João: "nesse momento, estando João tão próximo da fonte de luz, ele absorveu dela os mais altos segredos e mistérios que depois derramaria sobre a Igreja", isto se referindo ao momento em que durante a Santa Ceia, São João, recosto sua cabeça em Jesus. Ele era considerado o "Discípulo Amado" de Jesus.

Além de São João ser Apóstolo, Evangelista, também era considerado teólogo, era o, Evangelista do amor, pelo seu jeito de escrever.

Morreu em 103, em Éfeso, de morte natural. Fato confirmado pelo Bispo de Éfeso, no ano 190.

São João Apóstolo e Evangelista, rogai por nós !