Santa Clara, de Assis

11 de Agosto - Santa Clara, de Assis

Nasceu em 16 de julho de 1193, em Assis, Itália. Nome de batismo Chiara D'Offeducci. Filha de Favarone Scifi, conde, e Hortolana Fiunji, família rica. Teve 4 irmãos, 2 meninos e 2 meninas, suas irmãs também entraram para o convento, assim como sua mãe após ficar viúva. Mesmo rica desde pequena já olhava com amor aos mais necessitados. Quando tinha 12 anos sua família foi para Corazano e depois para Perugia, refugiando-se por causa da revolução. ficando lá 4 anos.

Santa Clara conheceu São Francisco, quando provavelmente ele foi pregar na Catedral de São Rufino. Ela tinha 17 anos e São Francisco 29 anos. Santa Clara ficou encantada pelo seu modo de vida de seguir a Deus. Queria seguir seus ensinamentos. Sua família era contrária, de Santa Clara seguir a vida religiosa. Pois pretendiam arranjar um casamento, que fosse vantajoso para a família.

Em 18 de março de 1212, com 18 anos, sai de casa, para se encontrar com São Francisco, na igreja de Santa Maria dos Anjos, foi com a sua amiga Felipa. As duas tem seus cabelos cortados, pelo próprio São Francisco, depois, vestem um modesto hábito de lã e pronunciam os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência. Sua família foi busca-la, mas se recusou a voltar mostrando a seu tio os cabelos cortados, ele então desistiu de leva-la. Santa Clara, desfez-se de todos seus bens doando-os aos pobres.

Em 19 de março, vai para o Mosteiro Beneditino, de São Paulo das Abadessas. Depois foi para Ermida de Santo Ângelo de Panco, onde sua irmã de sangue Catarina já estava lá, com o nome religiosa de Inês. Pouco tempo depois São Francisco levou-as para o Convento de São Damião destinado à Ordem Segunda Franciscana, das monjas.

São Francisco funda o ramo feminino da Ordem Franciscana, as "Damas Podres", futuramente chamadas de "Clarissas".

Em 1216, por orientação de São Francisco, Santa Clara, funda a sua Ordem, com as regras Beneditinas e o título de abadessa. Ficando com o carisma Franciscano de pobreza.

O exemplo de Santa Clara foi tanto que suas duas irmãs se tornaram religiosas e também sua mãe após ficar viúva. Todas largaram sua vida rica em seus palácio para uma vida simples na Ordem das Clarissas, fundada por Santa Clara.

Milagres de Santa Clara, ainda em vida: Por uma crise, devido a invasão muçulmana, em Assis. As irmãs Clarissas que eram mais de 50, a irmã responsável pela cozinha, foi desesperada falar para a Santa Clara que não tinha mais comida, apenas um pão. Santa Clara diz a ela: "confie em Deus e divida o pão em 50 pedaços". A irmã, assim o fez, mesmo sem entender. Então, de repente, dezenas de pães aparecem na cozinha e as irmãs conseguem se sustentar por vários dias.

Outro milagre: foi quando os muçulmanos tentaram invadir o convento das Clarissas. Santa Clara pegou o ostensório com o Santíssimo Sacramento e disse aos invasores: "Cristo é mais forte que todos vocês". Então, tomados de um grande medo, fugiram inexplicavelmente, sem saquear o convento. Por isto Santa Clara é representada com suas vestes marrons segurando o Ostensório.

Santa Clara adoeceu, ficando acamada. Quando São Francisco Morreu, Ela não tinha como ir ao funeral. Mas teve a visão da solenidade dos ritos funerais que acontecia na Igreja, projetados na parede de seu quarto. Foto que já havia acontecido, quando em uma noite de Natal, pode assistir ao santo ofício que acontecia na Igreja. Viu também algumas celebrações Eucarísticas sem sair de seu quarto.

Estes fatos, foram comprovados por pessoas, que quando chegavam a seu quarto para contar o acontecido, ela se antecipava, como no caso da homilia do funeral da São Francisco.

Por ter tido as visões na parede de seu quarto, das celebrações que aconteciam a distância, O Papa Pio XII a proclamou como padroeira da televisão.

Morreu em Assis, Itália, em 11 de agosto de 1253, aos 60 anos. Um dia antes, recebeu a visita do Papa Inocêncio IV, que lhe entregou a Regra da Ordem, escrita por ela. Aprovada Canonicamente, garantindo assim a Ordem Clarissas como Ordem religiosa.

Seu corpo foi enterrado na Igreja de São Jorge. Quando em 1260 foi construída a Basílica de Santa Clara, ao lado da Igreja de São Jorge, seu corpo foi translado para lá. Foi canonizada em 23 de agosto de 1255, pelo Papa Alexandre IV, dois anos após sua morte.

Santa Clara de Assis, rogai por nós !