07 de dezembro - Santo Ambrósio

Catedral de Santo Ambrósio

Nasceu em 339, em Treves, atual Alemanha. Nome de batismos Aurélio Ambrósio. Seu pai era governador de uma província do norte da Itália. A liberdade da igreja Católica era recente, no império romano, mas sua família era católica. Quando seu pai morreu, sua família, mudou-se para Roma. Lá Santo Ambrósio formou-se em Direito e Retórica. Iniciando uma carreira jurídica.

Quando Santo Ambrósio estava em Milão, o Bispo Diocesano morreu. Santo Ambrósio estava na época se preparando para ser batizado. Por ser um excelente advogado e funcionário do império, ficou como mediador para a escolha de um novo Bispo. Para isto fez um discurso, de como deveria ser um bispo, qualidades, etc.. Falou com tanta firmeza, clareza, serenidade, equilíbrio, que ao terminar de falar, o povo comovido, o aclamou como o novo bispo de Milão.

Santo Ambrósio, foi pego de surpresa, não esperava por isto, recusou, disse não ser esta sua intenção. Reconheceu, não ser preparado para o cargo, e também o fato de ainda nem ser batizado. Mas o povo, não quis saber, então foi batizado, foi ordenado sacerdote e logo depois sagrado Bispo de Milão.

Após ser declarado Bispo, Santo Ambrósio, começou a estudar com mais afinco as Sagradas Escrituras. Depois escreveu muito. Seus escritos, sobre liturgia, Sagrada Escrituras, sobre a moral, a espiritualidade, fizeram dele um grande especialista na doutrina cristã. Foi também um grande administrador da Diocese a ele confiada.

Santo Ambrósio, recebeu o título de Doutor da Igreja. Defendeu o dogma da virgindade de Nossa Senhora, e a coragem extraordinária dos mártires, que deram suas vidas por Cristo. Ele passo a ser chamado o criador da liturgia ambrosiana.

Atuou também como conselheiro espiritual de três imperadores romanos. Graças a Santo Ambrósio, que a Igreja parou a ser servidora do império romano. O Santo chegou a fazer uma repreensão ao imperador Teodósio I, por ele ter ordenado um massacre contra o povo de Tessalônica para conter uma revolta. Por isto Santo Ambrósio obrigou o imperador a fazer uma penitência pública, e ele obedeceu.

Foi, Santo Ambrósio, que foi um dos responsáveis pela conversão de Santo Agostinho. Pois Santo Agostinho ouvia muito os sermões e o canto litúrgico criado por Santo Ambrósio. Os livro de Santo Ambrósio, são na maioria, transcrições de seus sermões. Santo Ambrósio foi apelidado de "o apóstolo da amizade".

Morreu em 4 de abril de 397, em Milão. A data caia, numa Sexta-Feira Santa. Então marcaram a data de sua veneração em 7 de dezembro, dia que ele foi aclamado Bispo de Milão, no ano de 374.

Santo Ambrósio, rogai por nós !