23 de agosto - Santa Rosa de Lima
Nasceu em 20 de abril de 1586, em Lima, Peru. Nome de batismo, Isabel Flores Y Oliva. Descendente de espanhol. Filha de Gaspar de Flores, e Maria Oliva, tiveram 11 filhos. Rosa quando criança, uma índia lhe disse, que era linda como uma rosa. Pegou o apelido de Rosa, ai ela disse que queria ser conhecida como Rosa de Santa Maria. Seus pais tinham uma situação financeira estáveis, mas, a firma de mineração que tinha faliu, então seu pai passou a trabalhar na terra e sua mãe a costurar para sustentar a família. Rosa cultivava rosas no jardim de sua casa para vender no mercado. Em sua infância, Rosa rezava diante da imagem da Virgem Maria com o Menino Jesus, sentiu a imagem lhe dizer: "Rosa, dedique a mim todo o seu amor...". Assim, a partir deste momento decidiu entregar seu amor inteiramente a Deus.
Recebeu, na juventude várias propostas de casamentos, mas rejeitou todas. Rosa afirmou: "o prazer e a felicidade que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação com o que sinto", referindo-se ao amor a Deus. Nesta época, decidiu cortar os longos cabelos, e andar com o rosto coberto por um véu. Rosa gostava de fazer orações, e visitar os enfermos, rezando para os mesmo. Muitas curas e conversões foram atribuída a Ela. Sempre rezava pedindo o crescimento da Igreja.
Quando rezava a Nossa Senhora, pedindo que lhe indicasse o caminho a seguir, em qual Ordem Religiosa deveria entrar. Percebeu, que sempre que rezava neste sentido, aparecia uma borboleta preta e branca. Entendeu, que era um sinal para entrar para a Ordem Terceira da Congregação de São Domingos, cujas vestes era nas cores preta e branco. Então, em 1606, com 20 anos, entrou para a Ordem Terceira Dominicana, mesmo contra a vontade de seus pais. A partir de então, todo ano no dia de São Bartolomeu, Rosa passava o dia todo, em oração, quando lhe perguntava o por que, ela respondia: "E porque este dia, é o dia das minhas núpcias eternas".
Santa Rosa, recebeu o dom dos milagres. Ela era constantemente visitada pela Virgem Maria e pelo Menino Jesus, que certa vez, se sentiu repousar em seus braços, acordando coroada com uma grinalda de rosas, que se tornou seu símbolo. Também se afirma que tinha a seu lado seu Anjo da Guarda, com quem conversava. Ainda em vida, lhe foram atribuídos muitos milagres de curas, conversões, chuvas que acontecia, quando a pedia pela a agricultura, devido a grande estiagem. Contribuíram a ela, ter impedido a invasão de Lima pelos piratas holandeses em 1615.
Mesmo, as pessoas vendo a curas, atribuídas por suas rezas, e outros sinais de sua santidade, não lhes faltaram as perseguições, pois muito não compreendiam, ou simplesmente, não aceitavam o que acontecia ao redor de Santa Rosa. Teve também sofrimentos físicos, devido a doença, nos últimos dias que antecederam a sua morte, em 24 de agosto de 1617, aos 31 anos, em Lima, Peru. Suas últimas palavras: "Jesus esta comigo".
Seu túmulo, e os locais onde viveu, tornaram-se locais de peregrinações, imediatamente após sua morte. Muitos milagres começaram a acontecer por sua interseção.
Foi beatificada em 15 de abril de 1668, pelo Papa Clemente IX. Quanto a canonização o Papa Clemente X, não queria fazer, mas um dia uma milagrosa chuva de pétalas de rosas caiu sobre ele, vinda do céu, e todos atribuíram este fato a Santa Rosa de Lima. Convencido, o Papa Clemente X, Canonizou Santa Rosa, em 12 de abril de 1671. foi a primeira mulher da América a ser declarada Santa. Sua festa litúrgica é 23 de agosto, no calendário Romano, e 30 de agosto no Peru. Padroeira dos Floristas, do Peru e da América Latina.
Santa Rosa de Lima, rogai por nós !