Santa Valburga

25 de fevereiro - Santa Valburga

Nasceu em 710, em Devon, atual sul da Inglaterra. Filha de São Ricardo rei dos Saxões do Oeste, um de seus irmão é o Monge Vunibaldo e outro foi o Bispo Vilibaldo. Ela foi em peregrinação com seus pais e irmão aos lugares santos. Não retornando com seus familiares, ficou no convento anglo-saxão. No retorno da peregrinação seu pai faleceu.

Em 748, foi enviada para Alemanha, juntamente com outras religiosas, para fundar e implantar um mosteiro e escolas. Durante a viagem passaram por uma grande tempestade, a Santa rezou pedindo a Deus para acalmar a tempestade, e a tempestade sessou.

Foi recebida na Alemanha pelo Bispo Bonifácio, que era seu tio. O Bispo já era tinha lhe ajudando na evangelização seus sobrinhos, também missionários. Santa Valburga, foi enviada para a diocese de Eichestat, onde seu irmão o Monge Vunibaldo, tinha construído um mosteiro. Ali ela ficou responsável pela construção do projeto feminino. Após concluído, Santa Valburga foi eleita abadessa.

Em 761, morre seu irmão o Bispo Valburga. Ela passou então a ser Superiora dos dois mosteiros, tanto e feminino como o masculino. Ficando no cargo por 17 anos. Como Superiora, transpareceu o seu exemplo de vida, pelas mortificações, pelo amor ao silêncio e sua devoção à Deus.

Foram vários milagre atribuído a Santa ainda em vida. Podemos citar quando ela curou a filha de um barão, depois de uma noite inteira de oração ao seu lado. Também viam, uma luz muito forte que envolvia sua cela (quarto que dormia), quando estava em oração.

Morreu em 25 de fevereiro de 779, com 69 anos, em Heidennheim, Alemanha, onde seu corpo foi enterrado. Foi Canonizada pelo Papa Adriano II, em 870. Época em que seu corpo foi translado para o Convento de Eichstätt, Alemanha, por ordem do Bispo Orkar. Onde passou a ser venerada, e que pela sua intercessão continua a acontece milagres ate hoje. E considerada protetora contra a raiva e tempestades pelos fiéis.

Santa Valburga, rogai por nós !