Santa Ema da Saxônia

19 de abril - Santa Ema da Saxônia

Nasceu na Alemanha, de família cristã. Irmã do Santo Bispo Megiverco, de Paderborn. Casou-se com Ludgero, conde da Saxônia, era muito jovem. Seu Marido morreu um ano depois do casamento. Ficou viúva, sendo bonita, rica e sem filhos, apareceu muito pretendentes, mas recusou a todos.

Seu, ideal era a religião, e ajudar ao próximo. Era generosa na ajuda ao próximo, contudo, exigente consigo mesma. Procurava a perfeição em sua viuvez, uma coisa muito difícil, para uma mulher, rica bonita e sozinha. Sabia administrar muito bem seu patrimônio, ajudava pobres e órfãos, colaborando com instituições religiosas que tinham esta finalidade.

Quando perto de sua morte, já não possuía, quase nada, pois distribuía o que tinha. Sua escolha de ficar, só, não foi para fugir de seus familiares, mas para poder ajudar melhor os pobres, sem interferência daqueles que só queriam desfrutar de seus bens. Assim como São Paulo, louva a opção das viúvas que se dedicavam somente para o serviço de Senhor. No início da Igreja, as viúvas ficavam trabalhando na distribuição das esmolas destinadas aos pobres, vendo quais tinham mais necessidades. Assim fazia Santa Ema com seus bens materiais.

Esta foi a maneira que escolheu para servir a Cristo. Se manter pura, o que era raro, principalmente se ficando viúva cedo.

Morreu em 19 de abril de 1040. No mosteiro de São Ludgero, na Alemanha, inexplicavelmente longe da Saxônia, conserva-se uma relíquia desta santa: uma mão prodigiosamente intacta. O corpo de Santa Ema esta na Catedral de Bremen, Alemanha, sem a mão que permanece intacta.

Santa Ema, rogai por nós !