São Pedro Vigne

08 de julho - São Pedro Vigne - Pierre Vigne.

Nasceu em 20 e agosto de 1670, em Privas, França. Uma cidade que vivia sequela das brigas entre católicos e protestantes, alguns anos antes. Filho de Pedro e Francisca, que eram protestantes, mas batizaram os cincos filhos na Paróquia Católica de Privas, faziam isto para evitar discriminação religiosa. Suas duas irmãs morreram novas. Ele e seus dois irmãos mais velhos tiveram uma vida confortável.

São Pedro Vigne, estudou em escola católica, até os 18 anos. Mas, pretendia se tornar pastor protestante, para isto, iria estudar na Suíça. Tudo estava seguindo dentro de seus planos, mas teve uma transformação.

São Pedro Vigne, ia a cavalo, quando passou por ele um sacerdote católico. O padre levava, Eucaristia para um enfermo. Neste momento seu cavalo recusou seguir em frente, por três vezes, indo em direção ao trajeto que o Padre fazia. Então, ele entendeu com isto, a mensagem. O cavalo ia, não atrás do padre, mas da presença de Jesus na Eucaristia. Deste momento em diante, sua vida tomou um novo rumo.

Logo, ele entrou para o Seminário de São Sulpício de Viviers. Em 1694, foi ordenado Sacerdote e nomeado vigário de Saint-Agrève. Se sentia melhor sendo missionário no meio do povo mais simples. Em 1700, entrou na Congregação dos padres Lazaristas, em Lyon. Foi evangelizar a população mais distante e esquecida.

Em 1706, com a aprovação de seus superiores,, deixou os Lazaristas, para ser tornar um missionário itinerante. Por onde passava, cativava o povo e muitas conversões aconteciam. Por mais de 30 anos, Padre Pedro Vigne, percorreu uma longa distância, a pé ou a cavalo. Por onde passava, celebrava a Santa Missa, e expunha o Santíssimo Sacramento ensinando os fieis a adorá-lo. Sendo ele um grande adorador do Santíssimo.

Nossa Senhora, também fazia parte de suas pregações, ensinamentos e orações. Em 1712, quando chegou à cidade de Boucieu le Roi, e resolver viver lá. Com a ajuda da população, construiu uma Via-Sacra, com trinta e nove estações, nelas retratava os acontecimentos da vida de Jesus, que iam da Santa Ceia até o dia de Pentecoste.

Em 1715, pensando na Adoração Eucarística, fundou a Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento. As Irmãs Sacramentistas. A elas, recomendou, além da adoração profunda a Jesus Sacramentado, a prática da caridade, da humildade e da oração.

Fundou escolas e um seminário para formação de professoras.

Ele sempre procurava seus antigos mestres do Seminário de São Sulpício, em Lyon. Frequentemente ia se confessar com seu diretor espiritual.

Pelo seu amor a Eucaristia, deste que seu cavalo refugou, para seguir a Hóstia Consagrada, em 1724, entrou para Congregação dos Padres do Santíssimo Sacramento, na cidade de Valença.

Vendo o sucesso da congregação que ele tinha fundado. Padre Pedro Vigne, passou a escrever livros de regulamentos de vida, e de, obras de espiritualidade. Além disso, continuou a fazer viagens missionárias. Em uma das suas viagens, já com 70 anos de vida, sentiu-se mal e faleceu.

Morreu em 08 de julho de 1740. Seu corpo foi translado para a cidade de Boucieu le Roi, onde tinha escolhido viver. Foi sepultado na Igreja ao lado da casa que morava. A congregação fundada por ele, está presente em vários países, tendo várias casa no Brasil. A aprovação canônica ocorreu em 1869.

O Papa João Paulo II, o beatifico em 2004.

São Pedro Vigne, Rogai por nós !