São Cristóvão Magalhães

Dia 21 de maio - São Cristóvão Magalhães

Nasceu no dia 30 de julho de 1869, em Totatiche, Jalisco, México. São Crisóbal Magalhães Jara, filho de Rafael Magalhães e Clara Jara, fazendeiros.

Entrou para o seminário em Guadalajara.

Com 30 anos de idade, São Cristóvão foi ordenado sacerdote em Guadalajara e capelão na escola do Espírito Santo. Alguns anos depois foi nomeado Pároco da sua cidade natal, onde ajudou a fundar escolas, carpintarias, um orfanado, um asilo, criou várias capelas e pequenas Igrejas nas fazendas de sua paróquia.

Em 1916, fundou o Seminário Auxiliar de Nossa Senhora de Guadalupe.

Foi assassinado quando celebrava a Santa Missa, durante a Guerra dos Cristeiros, em 25 de maio de 1927. Apesar de pregar contra rebelião armada, foi falsamente acusado e promover a rebelião. Preso em 21 de maio de 1927, quando se dirigia para celebrar a Missa em uma fazenda. Sem julgamento, foi condenado e martirizado, juntamente com outros católicos.

São Cristóvão Magalhães dizia em voz alta: "Sou e morro inocente; perdoo de coração os autores da minha morte e peço a Deus que meu sangue sirva para a paz dos mexicanos desunidos".

Vendo que os outros padres, que estavam ali para ser executado, com medo, lhes disse: "Padres, em alguns momentos estaremos no Céu". Foram suas últimas palavras.

Em 21 de maio de 2000, foi canonizado pelo Papa João Paulo II.

São Cristóvão Magalhães, rogai por nós!

São Cristóvão Magalhães