Santa Verônica

12 de julho - Santa Verônica.

Rosto de Jesus no Véu em Manoppello

Verônica foi a mulher que enxugou o rosto de Jesus quando Ele se dirigia ao Monte Calvário para ser crucificado. Ela se aproximou, vendo o rosto de Jesus, suado e ensanguentado, e com seu véu branco, enxugo Lhe o rosto, e Sua Face, ficou impressa no pano.

O nome "Verônica" tem origem do latim "vero ícone", que significa imagem verdadeira. No caso verdadeira imagem do rosto de Cristo que ficou impresso no véu de Santa Verônica.

Este fato é relatado no Sexta Estação da Via Sacra. É uma Tradição Oral, que veio desde a morte de Jesus e que foi incorporada à vida da igreja e dos fiéis.

Há relatos que Santa Verônica, levou, o véu da Sagrada Face, para a Europa, chegando a Itália, levou-o ao imperador romano Tibério, que estava doente e ao tocar no véu, ficou curado. Ela teria vivido lá, na mesma época de São Pedro e São Paulo. Ao morrer deixou o "Vero Ícone", para o Papa Clemente I.

Ele foi encontrado no ano de 525 na cidade de Edessa. E alguns séculos mais tarde chegou a Roma. Ficava exposto na Basílica de São Pedro.

Mais os rastros do Véu de Verônica, se perderam, mas foram encontrados séculos depois, tinham sidos levados para a Igreja do "Volto Santo" ou seja, da Sagrada Face, Manoppello, que fica a 190 KM de Roma.

O véu, que está na Igreja dos Capuchinhos, Santuário da Sagrada Face de Cristo, em Manoppello, Itália, desde 1638, um quadro medindo 17,5 x 24 cm. Estudo feito no véu, revelou que o tecido é feito de bisso marítimo, fio finíssimo, como de seda, gerado por um molusco do mar mediterrâneo. É muito resistente, transparente e não pode ser pintado, isto é, nenhuma tinta adere a ele. Mas, a Face de Cristo está lá, visível, sem ter sido pintada. Cientista não sabe como isto aconteceu da imagem neste pano. Análise de laboratórios revelam não haver tinta alguma sobre o tecido. Além de que, a Face de Cristo de Manoppello, pode ser sobreposta à Face do Santo Sudário de Turim, pois, tem proporções idênticas, refletem a mesma face, inclusive com os mesmo hematomas e manchas de sangue. A única diferença entre os dois é que o de Turim apresenta Jesus morto, e este, o Cristo vivo. Há vários outros relatos da passagem deste mesmo véu por outro lugares e séculos diferentes, fornecendo um testemunho histórico desde os tempo de Cristo.

O Papa emérito Bento XVI, foi o primeiro pontífice a visita-lo, em setembro de 2016.

Santa Verônica, padroeira dos fotógrafos, rogai por nós.