São Camilo de Léllis

14 de julho - São Camilo de Léllis

Nasceu, 25 de maio de 1550, em Bucchianico, Chieti, Itália. Filho de João de Léllis e Camila Compelli. Eles já idosos, sua mãe engravidou quando tinha aproximadamente 60 anos, Seu pai militar de carreira, pouco tempo passava em casa. O parto de sua mãe foi difícil, pela idade e também ser um neném ser grande, mas nasceu saudável. Nos lembra um pouco de São João Batista, pais já idosos.

Sua Mãe morreu, quando Camilo tinha 13 anos. Tornou-se um jovem rebelde, que não gostava de estudar. Com 14 anos seu pai o levou para morar com ele, que vivia de quartel em quartel. Mas seu pai era viciado em jogo, chegava a perder tudo que ganhava. Como Camilo, não sabia ler direito, seu pai ,colocou-o como soldado. Devido a sua falta de estudo, não passou de soldado, era colocado nos trabalhos braçais. Quando Camilo tinha 16 anos seu pai morreu, deixando de herança, apenas seu punhal e sua espada. Nesta época, Camilo era viciado em jogo, como o pai, às perdia tudo no jogo, por ser alto e forte, era muito briguento e violento, uma pessoa a temida por todos.

Em 1570, em uma conversa com um Frade Franciscano, sentiu a vontade de entrar para a Ordem, mas foi recusado. Porque tinha uma grande ferida no pé. Os Franciscanos lhe enviaram para o hospital de São Tiago, em Roma, foi diagnosticado como um tumor incurável. Sem dinheiro, pediu para trabalhar de servente em troca do tratamento. Mas se metia em muitas confusões, e perdia seu dinheiro no jogo, foi mandado embora.

Na rua, sem trabalho e sem dinheiro, soube que estava sendo construído o Mosteiro dos Capuchinhos, foi aceito como ajudante de pedreiro. O contato com os franciscanos mudou sua vida. Um dia quando a caminho do trabalho, teve uma visão, que não revelou a ninguem, mas mudou sua vida. Tinha 25 anos, largou o jogo e pediu novamente para ingressar na Ordem dos Franciscanos. Não conseguindo, por causa da ferida no pé. Mais uma vez, recebeu ajuda para ser internado no hospital de São Tiago. Já convertido, agiu diferente nesta nova internação, além de seu tratamento, passou a ajudar a cuidar dos outros doentes, fazendo um trabalho voluntário. Principalmente com os que, por menos condições financeiras, não recebiam uma melhor atenção dos enfermeiros. Dava uma atenção especial aos enfermos em estado terminal, olhava-os com muito amor e carinho. Os doentes que conseguiam se manifestar, agradeciam a atenção, daquele jovem forte, cheio de amor cristão. O exemplo de São Camilo, começou a atrair jovens, que se dispunham a segui-lo no cuidado amoroso e gratuito aos doentes.

Nisto, conheceu o Padre São Felipe Neri, ficando seu amigo. Este, viu o dom e a graça que Deus derramara na vida de São Camilo. Em 1584, São Camilo com a ajuda do Padre São Felipe Néri, construíram uma irmandade de voluntários para cuidar dos doentes sem condições financeiras, mais tarde passou a chamar-se Congregação dos Ministros Camilianos.

Com a ajuda de São Filipe Néri, estudou e recebeu o hábito negro com a cruz vermelha de sua própria Ordem, que foi aprovada pelo Vaticano em 1591, sendo elevada a categoria de Ordem Religiosa.

São Camilo é ordenado sacerdote e eleito para superior da Ordem dos Camilianos, também conhecida como a "Ordem dos padre Enfermeiros". São Camilo dirigiu a Ordem com firmeza, por 20 anos, baseada nos ensinamentos militares, que receberá na infância e juventude.

Em 1607, renunciou a direção da Ordem, seus últimos sete anos de vida, se dedicava a ensinar como cuidar e conviver com os doentes. São Camilo sofria muitas dores nos pés, mas continuava a visitar doentes em suas casas, quando necessários leva-los para o hospital, chegava a carrega-los nos costa, nesta hora, dava graças a Deus pelo porte físico que tinha.

São Camilo, recebeu o dom da cura, pela oração. Por isto passou a se procurado por pessoas de todos os lugares, tanto pobres, como também ricos. Tornou-se conhecido e amado por toda Itália. Muitos o considerava santo ainda em vida.

Morreu em 14 de julho de 1614. Foi beatificado em 1742, pelo Papa Bento XIV, em Roma, Foi canonizado em 29 de junho de 1746 também, pelo Papa Bento XIV, em Roma. O Papa Leão XIII o proclamou padroeiro dos Enfermeiros, dos hospitais e dos doentes, em 1886.

São Camilo de Lellis, rogai por nos !