Liturgia de 23 de Agosto 2023 -  Quarta-feira da Semana XX - Cor verde ou branco - 

Santos do dia - Santa Rosa de Lima.

 

A Palavra de Deus Alimenta nossa fé.

Os últimos serão os primeiros.


   A Leitura de hoje, através de uma história no Livro de Juízes nos é contado que, para se tornar rei, Abimelec, o espinheiro, matou seus irmãos, sobrando apenas o mais novo, porque, se escondeu para não ser morto.

   Infelizmente, ainda hoje isso acontece, muitos para se ter alguns benefícios acaba por prejudicar outros ou não aceitam o certo, preferindo o errado.


   Com o Salmo podemos dizer: "Senhor, o rei se alegra com Tua força!"


   No Evangelho de hoje, Jesus, nos conta parábola dos trabalhadores que foram enviados à vinha em horários, diferente e no fim do dia, o patrão mandou chamá-los e começando do último contratado fez o pagamento, e ao chegar nos primeiro contratado, ao ver que receberam a mesma quantia que os trabalhadores que chegaram por último, murmuraram contra o patrão. O patrão, porém, lhes diz que, pagou-os o que prometeu e quanto os último contrato, o dinheiro é dele e faz o que quiser…E Jesus acrescentou; Eis que os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos.

   Jesus, no dia de hoje nos Ensina que Deus não tem favorito, aliás tem sim! Os favoritos de Deus são os Fiéis, os Obedientes e os que O Temem, isto é; os que vivem Seus Mandamentos e ensinam outros a viverem também e não só que vivem as coisas erradas do mundo.

   E neste sentidos, é que, se os que são os primeiros, estiver fazendo coisas erradas e os últimos fazendo a vontade de Deus, os últimos serão os primeiros e tal vez os primeiros por estar fazendo coisas erradas e ensinando os outros a fazerem também, talvez em entrem na fila.


   Vinde Espírito Santo, iluminar os que estão à frente da Igreja de Jesus a escolher o que certo, isto é, fazer a vontade de Deus.

   Vinde Espírito Santo, iluminar os que estão à frente da Igreja de Jesus a serem Fiéis a Jesus e não ao mundo.

   Vinde Espírito Santo, ajudar a todos os Batizados a serem Fiéis ao Serviço do Senhor Nosso Deus. 

  Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

  Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém!


  Te agradecemos Jesus, por todos que vivem o que é certo e ajudam os outros a viverem.

  Te agradecemos Jesus, por todos os padres, bispos e leigos que são Fiéis no trabalho de Deus.

  Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


  Infelizmente, muitos dentro da Igreja, assim como na Primeira Leitura, muitos preferem as coisas erradas e fazem os Batizados errarem juntos com eles. Triste!

Antífona de Entrada - Salmo 83 (84): 10-11.

   Sê o nosso escudo, ó Deus, olha a face do teu fiel.

   Sim, vale, mais um dia em Teus átrios que milhares a meu modo.


Oração da Coleta -

   Senhor nosso Deus, que preparastes bens invisíveis para aquele que Vos amam, infundir em nós o Vosso Amor, para quem amando-Vos em tudo e acima de tudo, alcancemos as Vossas promessas, que excede tudo o que desejamos.

   Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que É Deus e convosco Vive e Reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém!


Primeira Leitura - Juízes 9: 6-15.


Leitura do Livro dos Juízes.


   Depois todos os homens notáveis de Siquém  e toda Bet Melo se reuniram e proclamaram rei a Abimelec perto do carvalho da estela que está em Siquém.

   Levaram a notícia a Joatão, e ele subiu ao cume do monte Garizim  e lhes disse me alta voz:

   Homens notáveis de Siquém, ouvi-me, para que Deus vos ouça!

   Um dia as árvores se puseram a caminho para ungir um rei que reinasse sobre elas.

   Disseram à oliveiras: 'Reina sobre nós!'

  A oliveira lhes respondeu: 'Renunciaria eu ao meu azeite, que tanto honra aos deuses como aos homens, a fim de balançar-me por sobre as árvores?'

   Então as árvores disseram á figueira: 'Vem tu, e reina sobre nós!'

   A figueira lhes respondeu: 'Iria eu abandonar minha doçura e o meu saboroso fruto, a fim de balançar-me por sobre ad árvores?'

   As árvores disseram então à videira: 'Vem tu, e reina sobre nos!'

   A videira lhes respondeu: 'Iria eu abandonar meu vinho novo, que alegra os deuses e os homens, a fim de balançar-me por sobre as árvores?'

   Então todas as árvores disseram ao espinheiro: 'Vem tu, e reina sobre nós!'

   E o espinheiro respondeu às árvores: 'Se é de boa fé que me ungis para reinar sobre vós, vinde e abrigai-vos à minha sombre. Se não, sairá fogo dos espinheiros e devorará os cedros do Líbano!'

 


Salmo 20 (21): 2-3. 4-5. 6-7. (R. 2a.)

"Senhor, o rei se alegra com Tua força!" (Resposta)


Senhor, o rei se alegra com Tua força,

e como exulta com tua salvação!

Concedeste o desejo do seu coração,

não negaste o pedido de seus lábios. (R.)


Pois Tu o precedes com benção felizes,

colocas uma coroa de ouro em sua cabeça;

ele Te pediu a vida e Tu a concedeste,

dias sem fim, para sempre. (R.)


Grande é Sua Glória e a Tua Salvação,

Tu o vestiste com honra e esplendor;

Sim, Tu o constituis como benção para sempre

e enches de alegria com Tua presença. (R.)


Aleluia ! - Hebreus 4: 12.

   Refrão : Aleluia ! (Repete-se 3 vezes).

   A Palavra de Deus É Viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; penetra até dividir Alma e Espírito, junturas e medulas. Ela julga as disposições e as intenções do coração. (Refrão).


Evangelho - São Mateus 20: 1-16.



   Disse Jesus esta parábola:

   "Porque o Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha. Depois de combinar com os trabalhadores um denário por dia, mandou-os para a vinha. tornando a sair pela hora terceira (nove horas), viu outros que estavam na praça, desocupados, e disse-lhes: 'Ide, também vós para a vinha, e eu vos darei o que for justo'. eles foram. Tornando a sair pela sexta hora (meio dia) e pela nona (15:00 horas), fez a mesma coisa. Saindo pela hora undécima (17:00 horas), encontrou outros que lá estavam e disse-lhes: 'Por que ficais aí o dia inteiro desocupados? Responderam: Porque ninguém nos contratou'. Disse-lhes: 'Ide, também vós, para a vinha'. Chegada a tarde, disse o dono da vinha ao seus administradores: 'Chame os trabalhadores e paga-lhes o salário começando pelos últimos até os primeiro'. Vindo os da undécima, receberam um denário cada um. E vindo os primeiros, pensaram que receberiam mais, mas receberam um denário cada um também eles. Ao receber, murmuraram contra o pai de família, dizendo: 'Estes últimos fizeram uma hora só e tu os igualaste a nós, que suportamos o peso do dia e o calor do sol'. Ele, então, disse a um deles: 'Amigo, não fui injusto contigo. Não combinaste um denário? Toma o que é teu e vai. eu quero dar a este último o mesmo que a ti. não tenho o direito de fazer o que eu quero com o que é meu? Ou o teu olho é mau porque eu sou bom?' Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos".



Oração de oferecimentos.

 Aceitai, Senhor as nossa ofertas, no qual se realiza a glorioso troca de Dons, de modo que, oferecendo-Vos  o que nos deste, mereçamos receber-Vos a Vós Mesmo.

   Por Cristo Nosso Senhor.


Antífona da Comunhão - Salmo 129 (130): 7.

No Senhor está o amor, e redenção em abundância.


Ou São João 6: 51.

"Eu Sou o Pão descido do Céu.

Quem comer Deste Pão viverá eternamente.

O Pão que eu darei É a Minha Carne para a Vida do mundo".


Oração depois da Comunhão.

  Senhor, que neste Sacramento nos fizestes participar mais intimamente no mistério de Cristo, transformai-nos à Sua Imagem na terra para merecermos ser associados a Sua Glória no Céu.

   Ele que Vive e Reina pelos séculos dos séculos.