Liturgia - 29 dezembro - Sexta-feira - Cor branco - Ofício do dia - Missa Própria - Proibida Missa de fiéis defuntos, exeto Missa de Exéquias, e primeiro aniversário. (Ex.: Missa de sétimo dia).

Santo do dia - São Tomás Becket


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Apresentação do Menino Jesus no Templo.


   A I Leitura, nos diz que, aquele que conhece Jesus e Seus Ensinamentos e não vive, é mentiroso, e a Verdade não está nele. Mas, o que Vive a Palavra, nesse, verdadeiramente o Amor de Deus É realizado…Para os  que vivem os Ensinamentos de Jesus, Brilhou a Luz Verdadeira. Quem diz conhecer Jesus mas odeia seu irmão é mentiroso e está nas trevas, caminha nas trevas e não sabe aonde vai, porque, as trevas cegaram os seus olhos.

   Quem Ama o irmão… cuida, deseja–lhe o Céu, sabe onde vai, sabe o que quer, não anda nas trevas do pecado… Porque a Luz habita em seu ser.


   Com o Salmo podemos dizer: "Alegrem-se os Céus, exulte a Terra."


   No Evangelho, vemos que, na época de Simeão e Ana, também existiam no Templo, pessoas que não eram Justos e nem Piedosos, mas, Simeão, Justo e Piedoso esperava a Misericórdia, isto é,  O Nascimento Daquele que Salva o povo de seus pecados e, quando José e Maria,  para cumprir a Lei de Moisés, cumpriram a Tradição, levar o Menino Jesus ao Templo e, apresentá-Lo ao Senhor. Impulsionado pelo Espírito Santo,  o Senhor concedeu a Simeão a Graça de conhecer Jesus. Exultante, Simeão Cantou ao Senhor, Rezou, Abençoou a Sagrada Família e Profetizar que, Aquele Menino Jesus, Nasceu para queda e para soerguimento de muitos, também como sinal de contradição…

   A Profecia de Simeão, se cumpre, vemos muitos em decadência, e muitos se erguerem de suas humilhação, para a Glória de Deus!


   Vinde Espírito Santo, iluminar os responsáveis pela Igreja de Jesus, especialmente padres e bispos a serem Justos, Piedosos e cheio de Amor para com o próximo.

   Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Batizados, a exemplo de Simeão, a reconhecer, Jesus, em todos os momentos e, Abençoar, Rezar, Louvar.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus.


   Te agradecemos Jesus, por nos Ensinar a Amar todas as pessoas que necessitam.

   Te agradecemos Jesus, pelo Exemplo de Simeão.

   Te agradecemos Jesus, por ter vindo nos Salvar dos nossos pecados, nos Reconciliando com Deus Pai. 

   Te agradecemos Jesus pelos Responsáveis de Sua Igreja que são Justos e Piedosos.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós.  Amém!


   Devemos ter sempre o coração agradecidos por tão Grande Dádiva que Deus nos concedeu de sermos resgatados com o Preciosíssimo Sangue de Seu Filho Jesus! 


Antífona de Entrada - São João 3:16.

   Deus tanto amou o mundo, que entregou Seu Filho Único, para que quem crer não pereça, mas tenha Vida Eterna.


Diz-se o Glória.


Oração da coleta.

   Deus Todo Poderoso e invisível, que iluminaste as trevas do mundo com a Luz da Vossa vinda, lançai sobre nós um olhar de paz, para podermos louvar dignamente o Glorioso Nascimento do Vosso Filho Unigénito.

   Ele que É Deus e Convosco Viver e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - I São João 2: 3-11.

   Leitura da Primeira Carta de São João.


   Sabemos que conhecemos Jesus se cumprimos Seus Mandamentos. Quem diz que O conhece e não cumpre Seus Preceitos, mente e não é sincero. Mas quem cumpre sua Palavra tem de fato o Amor de Deus plenamente. Nosso conhecemos que estamos com Ele. quem diz permanecer com Ele deve agir como Jesus agiu.

   Queridos, não vos escrevo um preceito novo, mas o preceito antigo é a Mensagem que escutastes. De certo modo, porém, vos escrevo um preceito novo, que se torna realidade Nele e em vós; porque se afastam as trevas e já brilha a Luz Verdadeira.

   Quem diz que está na Luz mas odeia seu irmão continua nas trevas. Quem ama seu irmão e permanece na Luz não tropeça. Quem odeia seu irmão está em trevas, caminha nas trevas e não sabe onde vai, pois a escuridão lhe cega os olhos.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 95 (96): 1-2a. 2b-3. 5b-6. (R 11a).

"Alegrem-se os Céus, exulte a Terra." (Resposta).


Cantai ao Senhor um cântico novo,

cantai ao Senhor, terra inteira;

cantai ai Senhor Bendizei Seu Nome. (R.).


Anunciai dia após dia Sua Vitória.

Cantai aos povos Sua Glória,

Suas Maravilhas a todas as nações. (R.).


O Senhor fez o Céu.

Honra e Magestade estão em Sua Presença,

Força e Beleza em Seu Santuário. (R.).


Aleluia - São Lucas 2: 32.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

Como Luz Revelada aos pagãos e como a Glória de Teu povo Israel. (Refrão).


Evangelho - São Lucas 2: 22-35.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

   Glória a Vós Senhor.


   Quando chegou o Dia da Purificação do Menino Jesus, de acordo com a Lei de Moisés, levaram o Menino a Jerusalém para apresentá-Lo ao Senhor, como a Lei do Senhor manda: Todo primogênito homem será consagrado ao Senhor; e para fazer a oferenda que manda a Lei do Senhor; um par de rolhinhas ou pombinhos.

   Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, homem honrado e piedoso, que esperava a consolação de Israel e se guiava pelo Espírito Santo. Comunicara-lhe o Espírito Santo que não morreria sem antes ter visto o Cristo do Senhor. Movido, pelo Espírito, dirigiu-se ao Templo. Quando os pais levavam o Menino Jesus para cumprir com Ele o que a Lei mandava, Simeão tomou-O nos braços e Bendisse a Deus dizendo: "Agora, Senhor meu, segundo a Tua Palavra, deixa morrer em paz o Teu servo; porque meus olhos viram Teu Salvador, que enviou diante de todos os povos como Luz revelada aos pagãos e como Glória de Teu povo Israel.

   O Pai e a Mãe estavam admirados com o que diziam do Menino. Simião os abençoou e disse a Maria, a Mãe: "Vê: Este Menino esta posto de forma que todos em Israel ou caiam ou se levantem; será Uma Bandeira de disputa, e assim ficarão evidentes os pensamentos de todos. Quanto a Ti, uma espada te atravessará.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Aceitai, Senhor, a nossa oferta na qual se realizou uma Gloriosa troca de Dons, de modo que, oferecendo a Vós o que nos deste, mereçamos receber-Vos a Vós mesmo.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão -  São Lucas 1: 78.

   Pela profunda Misericórdia do nosso Deus, nos visitará do alto um amanhecer.


Oração depois da Comunhão.

   Concedei-nos, Deus Todo Poderoso, que a nossa vida seja constantemente fortalecida pela Comunhão nos Vossos Santos Mistérios.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.