Liturgia de 26 de Agosto 2023 -  Sábado dedicado a Nossa Senhora (todo sábado é dedicado a Nossa Senhora). Sábado da Semana XX- Cor verde ou branco - Ofício de Memória ou férias, Missa à escolha.

Santos do dia -  Santa Juana Isabel Bichier des Ages.


A Palavra de Deus Alimenta nossa fé.

Os humilhados serão exaltados.


   I Leitura - Noemi volta para Belém sua terra, e com ela sua nora Rute que passou a trabalhar numa plantação de milho em que seu dono era Booz um parente de Noemi, este casa-se com Rute. Por seu amor à sogra e por seguir suas tradição, o Senhor abençoou Rute, e ela, engravidou de seu marido Booz dando-lhe um neto a Noemi, Obed, pai de Jessé, pai do rei Davi. Trono este, em que Nasceu Jesus. 

   Todos que andam nos Caminhos do Senhor, comem do trabalhos de suas próprias mãos e vivem felizes, é o que aconteceu com Rute.


   Com o Salmo podemos dizer: "Assim vai ser abençoado o homem que teme ao Senhor!"


   No Evangelho, Jesus fala da hipocrisia dos que estão à frente de Sua Igreja, que amarram fardos que eles mesmo não toca nem com um dedo, usam largas fitas, podemos dizer que só vivem as custa da Igreja, e de queres serem reconhecidos pelo mundo… .

   Jesus, também diz que, não devemos chamar ninguém de mestre pois um só é Mestre (Jesus) e somos todos irmãos. Nem chamar de Pai, pois só temos um Pai Celeste e está no Céu. Nós, somos guias uns dos outros, pois, um só é nosso Mestre; Jesus Cristo. Os "grandes", isto é, os que estão à frente na Evangelização, devem servir, pois aquele que se exalta será humilhado e aquele que se humilha será exaltado.


   Vinde Espírito Santo, iluminar os que estão à frente da Igreja de Jesus para que não sejam hipócritas e nem usem a Igreja para autopromoção, ou, para para outras coisas que não sejam Salvar Almas.

  Vinde Espírito Santo, iluminar os que estão à frente da Igreja de Jesus para que sejam servos e não usem a Igreja para servi-los ou para ideologias que vão contra os Mandamentos e Ensinamentos de Jesus.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém!


  Te agradecemos Jesus, pelo exemplo de amor, de dedicação e serviço de Rute.

  Te agradecemos Jesus, por nos Ensinar que não devemos ser hipócritas.

  Te agradecemos Jesus, pelos padres, bispos e leigos que nos ajudam a seguir Seus Ensinamentos.  

  Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


   Obs.: Rute, não foi hipócrita, pois ela viveu no dia a dia com sua sogra o sofrimento da pobreza e do abandono, ela não só tocou com dedo o fardo da viuvez de sua sogra, como carregou também sobre seus ombros e o Senhor abençoou-a.

   Deve-se viver, isto é, sentir na pele o que se prega, o que se defende, pois, se assim não for é hipocrisia. É o que nos diz Jesus no dia de hoje!

Antífona de Entrada -Salmo 83 (84): 10-11.

   Sede o nosso escudo, ó Deus, olha a face do teu fiel.

   Sim, vale mais um dia em teus ártrios que milhares a meu modo.


Oração da Coleta -

 Senhor nosso Deus, que preparaste bem invisíveis para aquele que Vos amam, infundi em nós o Vosso Amor, para que, amando-Vos em tudo e acima de tudo, alcancemos as Vossas Promessas, que excedem todos os desejos.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.


Primeira Leitura - Rute 2: 1-3. 8-11; 4:13-17.


Leitura do Livro de Rute.


   Noemi tinha um parente por parte de seu marido, pessoa importante, do clã de Elimelec, cujo nome era Booz.

  Rute, a moabita, disse a Noemi: "Permite que eu vá ao campo colher espiga atrás daqueles que me acolher favoravelmente". Ela respondeu: "Vá, minha filha." Ela partiu , foi colher espiga no campo atrás dos ceifadores. Por felicidade, entrou ela na parte do campo pertencente a Booz, do clã de Elimelec.

   Booz disse a Rute: "Está ouvindo minha filha? Não vás colher espigas noutro campo, não te afastes daqui, mas fica na companhia das minhas criadas. Observa o terreno que os homens estiverem ceifando e vai atrás deles. Acaso não ordenei aos servos para não te molestarem? Quando tiveres sede, vai procurar os cântaros e bebe a água que os servos tiverem buscado." Então Tute, caindo com o rosto em terra, prostou-se e disse-lhe: "Por que encontrei favor a teus olhos, e modo que te tenhas interessado por mim, que não passo e uma estrangeira?" Em resposta, Booz lhe disse: "Foi-me contado tudo o que fizeste por tua sogra após a morte de teu marido, e como deixaste pai e mão e tua terra natal para vires morar no meio de um povo que não conhecias.

   Assim Booz desposou Rute, que se tornou sua esposa. Uniu-se a ela e o senhor deu a Rute a graça de conceber e ela deu a luz um filho. As mulheres disseram então a Noemi: "Bendito seja o Senhor, que não te deixou sem alguém para te resgatar; que seu nome seja celebre em Israel! Ele será para ti um consolador e um apoio na tua velhice, pois quem o gerou é tua nora, que te ama, e que para ti vale mais do que sete filho." E, Noemi, tomando o menino, colocou-o no colo e serviu-lhe de ama.

   As vizinhas deram-lhe um nome, dizendo: "Nasceu um filho a Noemi." Chamaram-no de Obed. Foi ele o pai de Jessé, o pai de Davi.


Salmo 127 (128): 1-2. 3. 4-5 (R. 4)

"Assim vai ser abençoado o homem que teme ao Senhor!" (Resposta)


Felizes todos os que temem o Senhor

e anda em Seus Caminhos!

Do trabalho de Tuas mãos comerás,

tranquilo e feliz. (R.)


Tua esposa será vinha fecunda,

no recesso de teu lar;

Teu filho, rebento de oliveiras,

ao redor de tua mesa. (R.)


Assim vai ser abençoado

o homem que teme ao Senhor.

Que o Senhor te abençoe de Sião,

E verás a prosperidade de Jerusalém

todos os dias de tua vida. (R.)


Aleluia ! São Mateus 23: 9b. 10b.

Refrão : Aleluia ! (Repete-se 3 vezes).

Pois um só É o vosso Pai, o Pai Celeste. Pois um Só e o vosso Mestre, Cristo!

(Refrão).


Evangelho - São Mateus 23: 1-12.



   Jesus, dirigiu-se às multidões e aos Seus Discípulos, dizendo: "Os escribas e os fariseus estão sentado na cadeira de Moisés. Portanto, fazei e observai tudo quando vos disserem. Mas não imiteis as suas ações, pois dizem, mas não fazem. Amaram fardos pesados e os põe sobre os ombros dos homens, mas eles mesmo nem com um dedo se dispõe a move-los. Praticam todas as suas ações com o fim de serem vistos pelos homens. Com efeito, usam largas fitas e longas franjas. Gostam do lugar de honra nos banquetes, dos primeiros assentos nas sinagogas, de receber saudações nas praças públicas e de que os homens lhes chamem de 'Rabi'. Quanto a vós, não permitais que vos chamem 'Rabi', pois um só é o vosso Mestre e todos vós sois irmãos. A ninguém na terra chameis 'Pai', pois um só é o vosso Pai Celeste. Nem permitais que vos chamem 'Mestre' pois um só é vosso Mestre, Cristo. Antes, o maior dentre vós será aquele que vos serve. Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado.


Oração de oferecimentos.

Aceitai, Senhor as nossa ofertas, no qual se realiza a glorioso troca de Dons, de modo que, oferecendo-Vos  o que nos deste, mereçamos receber-Vos a Vós Mesmo.

   Por Cristo Nosso Senhor.


Antífona da Comunhão - Salmo 129 (130): 7.

No Senhor está o amor, e redenção em abundância.


Ou São João 6: 51.

"Eu Sou o Pão descido do Céu.

Quem comer Deste Pão viverá eternamente.

O Pão que eu darei É a Minha Carne para a Vida do mundo".


Oração depois da Comunhão.

Senhor, que neste Sacramento nos fizestes participar mais intimamente no ministério de Cristo, transformai-nos a Sua Imagem na terra para podermos sermos associados a Vossa Glória no Céu.

   Ele que vive e Reina pelos séculos dos séculos.