Liturgia - 24 dezembro - Domingo, IV do Advento - Cor roxo - Ofício Próprio - Missa Própria - Proibida intenções de fiéis defuntos, até mesmo, Missa de Exéquias. 

Santo do dia - Santa Paula Isabel. 


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Quarto Domingo do Advento - Deus É Fiel em Suas Palavras.


   Na primeira Leitura, vemos o rei Davi, cheio de Amor para com Deus,  e, quis construir uma Casa para Deus. E, Deus o lembrou que, foi Ele Quem o tiros das pastagens e o tornou-o rei e prometeu que seu trono será Eterno. 

   Nascido na descendência do rei Davi, Deus cumpriu a Promessa feita a Davi, eternizando seu reinado em Jesus, O Rei Eterno.

   Devemos pedir sempre ao Espírito Santo, que nos ajude a, exemplo do rei Davi, a sermos Fiéis, amorosos e gratos ao Senhor Nosso Deus.


   Em agradecimento, juntos com o Salmo digamos: Cantai eternamente o Amor do Senhor.


   A segunda Leitura, nos diz que, Deus deu a conhecer em Jesus Seu Mistérios desde os séculos Eterno…pela Obediência da Fé. Ao Único Sábio, Jesus Cristo a Glória pelos séculos dos séculos.

   Peçamos sempre ao Espírito, que nos de um coração grato a Deus pela Salvação em Jesus Cristo.


   No Evangelho, vemos a Anunciação do Anjo a Virgem Maria, que estava para se casar com José,  descendente do rei Davi.

   Alegra-te, cheia de Graça, o Senhor está contigo, disse o Anjo a Maria, deixando-A pensativa, em, qual era o motivo daquela salvação, o Anjo explicou que Ela deve se tornar, Mãe do Filho de Deus, O Salvador… Maria disse, "Eu Sou a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua Palavra!"


   Devemos pedir sempre ao Espírito Santo que a, Exemplo da Virgem Maria, sejamos; Obedientes, Amorosos e Fiéis para com Deus 

   Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Batizados, especialmente padres e bispos para que  neste Natal se volte de Verdade ao Senhor, na Obediência, Amor e na Fidelidade. 

   Te louvamos e Te agradecemos Senhor, pelo Vosso Imenso Amor por Todos nós!

   Somos Todos Gratos a Ti Jesus, por ser Nossa Salvação.


   Todos que foram e são hoje; Obedientes, Amorosos e Fiéis, Deus não Se deixa vencer em Sua Generosidade e como o vemos, em Davi e Virgem Maria, Deus nos cobre de Bênçãos e Graças! 


Antífona de Entrada - Isaías 45:8.

   Céus, destilai o orvalho; nuvens, derramai a vitória; abra-se a terra e brote a Salvação, e com Ela germine a Justiça: Eu, o Senhor, criei tudo isso.


Oração da Coleta -

   Infundi, Senhor, a Vossa Graça em nossas almas, para que nós que, pela Anunciação do Anjo, conhecemos a encarnação  de Cristo, Vosso Filho, pela Sua Paixão e morte na Cruz alcancemos a Glória da ressurreição.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus, e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - II Samuel 7: 1-5. 8b-12. 14-16.

   Leitura do Segundo Livro de Samuel.


   Quando Davi se estabeleceu em sua casa e o Senhor o livrou de seus inimigos vizinhos, disse o rei ao profeta Natã: "Vê, eu estou vivendo em uma casa de cedro, ao passo que a Arca de Deus vive numa tenda." Natã lhe respondeu: "Vai, faze o que pensaste, pois o Senhor está contigo. Mas nesta noite Natã recebeu esta Palavra do Senhor:

   "Vai dizer a meu servo Davi: Assim diz o Senhor: 'És tu quem me construirá uma casa para que habite nela?' "

   Continuou a falar o Senhor dos Exército: "Eu te tirei dos curais, onde pastoreavas as ovelhas, para ser chefe de meu povo Israel. Estive contigo em todos os teus empreendimentos; destruí todos os teus inimigos; Eu te farei famoso como os mais famosos da terra; darei um lugar a meu povo Israel: Eu o plantarei para que viva nele sem sobressaltos, sem que os malvados voltem a humilha-lo como no passado, quando nomeei juízes em Meu povo Israel, Eu te darei paz com todos os teus inimigos e, além disso, o Senhor te comunica que te dará uma dinastia. E quando chegares ao fim de tua vida e descansares com teus antepassados, estabelecerei depois de ti uma descendência tua, nascida das tuas entranhas, e consolidarei teu reino.

   Eu serei para Ele um Pai, e Ele será para Mim um Filho; se praticar o mal, Eu O corrigirei com varas e golpes, como costumam os homens; mas não retirarei Dele Minha lealdade como a retirei de Saul, que afastei de Minha presença. Tua casa e Teu Reino durarão para sempre em minha presença; Teu trono permanecerá para sempre".

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 88 (89): 2-3. 4-5. 27 e 29. (R 2a).

"Cantarei eternamente a Lealdade do Senhor." (Resposta).


Cantarei eternamente a Lealdade do Senhor.

Anunciarei de geração em geração Tua Fidelidade.

Eu afirmo: tua lealdade é construída nos Céus,

Neles está firme tua fidelidade. (R.).


Selei uma Aliança com Meu escolhido,

Jurando a Meu servo Davi:

Fundarei para ti uma linhagem perpétua

e te construirei um Trono para todas as época. (R.).


Ele Me invocará: "Tu És o Meu Pai,

Meu Deus, Minha Rocha de Salvação".

Vou manter lealdade eterna para com ele,

e Minha Aliança com Ele será estável. (R.).


Segunda Leitura - Romanos 16: 25-27.

   Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.


   Aquele que pode confirmar-vos segundo minha boa notícias e proclamação de Jesus como Cristo, conforme o Mistério oculto durante século e revelado hoje e, por disposição do Deus Eterno, manifestado a todos os pagãos por meio de Escritos Profético para que abracem a Fé, a Deus, o Único Sábio por meio de Jesus Cristo, seja dada a Glória pelos séculos dos séculos. Amém.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Aleluia - São Lucas 1: 38.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

   Maria Respondeu: "Aqui Tens a Escava do Senhor. Que Sua Palavra se cumpra em Mim". (Refrão).


Evangelho - São Lucas 1: 26-38.

   O Senhor Esteja Convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

   Glória a Vós Senhor.


   No sexto mês, Deus enviou o Anjo Gabriel a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a Uma Virgem prometida a um home chamado José, da família de Daví; a Virgem se chamava Maria. O Anjo entrou onde Ela estava e lhe disse:

   "Alegra-te, favorecida o Senhor está Contigo." Ao ouvir isto, Ela se perturbou e refletia que tipo de saudação era esta. O Anjo lhe disse: "Não temas, Maria, pois encontrastes Graças diante de Deus: Vê: Conceberas e darás à Luz á um Filho a Quem chamarás Jesus. Ele será Grande, levará o Título de Filho de altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi Seu pai, para que Reine sobre a Casa de Jacó para sempre, e Seu Reinado não terá fim.

   Maria respondeu ao Anjos: "Como acontecerá isto, se Eu não convivo com um homem?" O Anjo lhe respondeu: "O Espírito Santo virá sobre Ti e o poder do Altíssimo te fará sombra; por isso o Consagrado que nascer levará o Título de Filho de Deus. Vê: também tua parente Isabel concebeu em Sua velhice, e a que era considerada estéril já está de seis meses. Pois nada é impossível para Deus.

   Maria respondeu: "Aqui tens a Escrava do Senhor. Que Sua Palavra se cumpra em Mim." o Anjo A deixou e se foi.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Diz-se o Credo.


Oração de Oferecimento.

   Aceitai, Senhor, os dons que trazemos ao Vosso Altar e Santificai-os com mesmo Espírito que, pelo Poder da Sua Graça, fecundou o Seio da Virgem Maria.

    Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão.

   A Virgem conceberá e dará à Luz a um Filho. E Seu Nome será Emanuel, Deus Conosco.


Oração depois da Comunhão.

   Tendo recebido, neste Sacramento, a garantia da Redenção Eterna, nós Vos pedimos, Senhor: que quando mais se aproxima a Festa da Vossa Salvação, tanto mais cresça em nós o fervor para celebrarmos dignamente o Mistério do Natal do Vosso Filho.

   Pro Cristo nosso Senhor. - Amém.