Liturgia de 19 de Agosto 2023 -  Sábado  da Semana XIX - Cor verde ou branco - Ofício de Férias ou Memória a escolha.

Santos do dia -  São João Eudes. 

 

A Palavra de Deus Alimenta nossa fé.

   Eu e minha casa serviremos ao Senhor!


   I Leitura - Josué na sequência da leitura de ontem, depois dele fazer um brevíssimo resumo relembrando tudo bem que o Senhor fez ao povo, hoje, Josué faz o povo escolher, a que Deus, eles querem servir; se ao Deus que fez todo bem ao povo? Ou os deuses pagãos?

   Porém, Josué diz que: Eu e minha casa serviremos ao Senhor. E o povo responde, que longe deles abandonar aquele que os libertou com mãos Forte do Egito, que no deserto os alimentos, curou, corrigiu e os encheu de Bênçãos.

   Josué os lembrou que: o Senhor é um Deus ciumento que não suporta transcrições nem pecados… E o povo confirma, que é o Senhor Deus que eles querem servir. Josué disse, sois testemunha contra vós mesmos que escolheste o Senhor para servir, lançar fora, pois, os deuses estrangeiros que estão no meio de vós e voltai de coração sincero para o Deus Vivo e Verdadeiro… Naquele dia Josué fez uma Aliança pelo povo; fixou-lhe Estatutos… Depois destes acontecimentos, Josué morreu, com cento e dez anos.


   Que hoje, não exista nada na vida de todos os Batizados que possa tomar o lugar de Deus Vivo e Verdadeiro; nada que nos tira da Presença de Deus.


   Com o Salmo podemos dizer: Senhor e minha parte na Herança e minha Taça.


   No Evangelho, os pais traziam suas criança para que Jesus as Abençoasse, os Discípulos, porém, as repreendiam, disse Jesus; deixai as criancinhas e não as impeçais de vir a Mim, pois delas é o Reino dos Céus. Jesus, impôs as mãos sobre as crianças abençoando, e partiu dali.


   Infelizmente, hoje, muitos não valorizam as crianças e em algumas Paróquias afastam ao máximo as crianças de fazerem Primeira Eucaristia, afastando, assim, Jesus ao máximo delas, isto é, em alguns lugares as crianças só podem fazer a Primeira Comunhão depois dos quinze anos e os jovens só podem receber o Santo Crisma depois de muitos anos de preparação.

   "Deixai as crianças vir a Mim e Não as impeçam, pois elas são o Reino dos Céus."


   Vinde Espírito Santo, iluminar todos os Batizados para que tenham somente o Senhor como Deus Vivo e Verdadeiro.

   Vinde Espírito Santo, iluminar padres, bispos e leigos, para que, não impeçam as crianças e os jovens de participar da Vida da Igreja e dos Sacramentos, pois os Sacramentos as fortificando contra o pecado, as livrando do maligno.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém!


   Te agradecemos Jesus, pelo exemplo que os primeiros Homens de Deus nos deixaram, de interceder e trazer o povo para Deus, e não o contrário.

   Te agradecemos Jesus, por todos os padres, bispos e leigos que fazem de tudo para livrar as crianças e os jovens do pecado.

   Somos gratos a Ti Senhor pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


   Assim como a medicina, prefere tratamento preventivo, também, os que estão à frente da Igreja de Jesus deveriam usar os Sacramentos o quanto antes, para as crianças e jovens, sejam imunizados, isto é, fortalecidos contra o pecado.

Antífona de Entrada - Salmo 73 (74): 20a. 19b. 22b .23.

Lembrai-Vos Senhor, da Vossa Aliança.

Não esqueças até o fim a vida dos Teus pobres.

Levanta-Te, ó Deus, defendei Tua causa.

Escutai a voz daqueles que Vos procuram.


Oração da Coleta -

   Deus Todo-Poderoso e Eterno, a Quem o Espírito Santo nos ensina a chamar confiantemente de Pai, fazei crescer o espírito filial em nosso coração para merecermos entrar um dia na posse da herança prometida.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Senhor, que é Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.


Primeira Leitura - Josué 24: 14-29.

   Leitura do Livro de Josué.


   "Agora, pois, temei ao Senhor e servi-O com integridade e com sinceridade; lançai fora os deuses aos quais serviram os vossos pais do outro lado do rio e no Egito, e serve ao Senhor. Porém, se não vos parece bem servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servi: Se aos deuses aos quais serviram os vossos pais do outro lado do rio ou aos deuses dos amorreus em cuja terra agora habitais. Quanto a mim e a minha casa, serviremos ao Senhor."

   Então o povo respondeu: "Longe de nós abandonarmos o Senhor para servimos a outros deuses! O Senhor nosso Deus É Aquele que nos fez subir, a nós e nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão, que fez estes grandes sinais diante dos nossos olhos e nos guardou por todo o caminho que percorremos por entre todos os povos através dos quais passamos. E o Senhor expulsou diante de nós todos os povos, bem como os amorreus que habitavam a terra. Portanto, nós também serviremos o Senhor, pois Ele é o nosso Deus."

   Disse então Josué ao povo: "Não podeis servir ao Senhor, pois Ele é um Deus Santo, Deus ciumento, que não suportará a vossas transgressões, nem os vossos pecados. Se abandonardes o Senhor para servir a deuses extrangeiros, Ele novamente vos fará mal e vos consumirá depois de vos haver feito o bem."

   O povo, porém, respondeu a Josué: "Não! É o Senhor que serviremos." Disse então Josué ao povo: "Sois testemunha contra vós mesmo de que escolheste o Senhor, para servir." Responderam então: "Somos testemunhas." Lançai fora, pois, os deuses extrangeiros que estão no meio de vós e voltai o vosso coração para o Senhor, Deus de Israel." O povo disse a Josué: "Ao Senhor nosso Deus serviremos e a Sua Voz obedecemos."

   Naqueles dias, Josué fez uma aliança pelo povo; fixou-lhe um estatuto e um direito em Siquém. Josué escreveu essas palavras no Livro da Lei de Deus. Tomou em seguida uma grande pedra e a erigiu ali, debaixo do carvalho que está no Santuário do Senhor. Josué disse, então, a todo o povo: "Eis que esta pedra será um testemunho contra vós, porque ela ouviu todas as palavras que o Senhor nos dirigiu; será um testemunho contra vós, para vos impedir de renegardes o vosso Deus." Em seguida Josué despediu o povo, e cada um voltou à sua herança. Depois desses acontecimentos, morreu Josué, filho de Num servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos.

 


Salmo 15 (16): 1-2a e 5. 7-8. 9-10, 11. (R. 5a)

"Deus, minha parte na herança e minha taça." (Resposta)


Guarda-me, ó deus, pois eu me abrigo em Ti.

Eu disse a Deus: És Tu o meu Senhor:

Deus, minha parte na herança e minha taça,

És Tu que garante a minha porção. (R.)


Bendigo ao Deus que me aconselha,

e, mesmo a noite, meu coração me instrui.

Coloco Deus à minha frente sem cessar,

com ele à minha direita eu nunca vacilo. (R.)


Por isso meu coração se alegra,

e meu corpo repousa em segurança;

pois não abandonarás minha vida na morte,

nem deixarás que Teu fiel veja a cova! (R.)


Ensinar-me-ás o caminho da vida,

cheio de alegria em Tua presença

e delícias à Tua direita, perpetuamente. (R.)


Aleluia ! - São Mateus 11: 25.

   Refrão : Aleluia ! (Repete-se 3 vezes).

Eu Te Louvo, ó Pai, Senhor do Céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e doutores e as revelastes aos pequeninos.

(Refrão).


Evangelho - São Mateus 19: 13-15.


   Naquele momento, levaram até Jesus crianças para que lhes impusesse as mãos e fizesse uma oração. Os Discípulos, porém, as repreendiam. Jesus, todavia, disse: "deixai as criancinhas e não as impeçais de virem a Mim, pois delas é o reino dos Céus". Em seguida impôs-lhes as mãos e partiu dali.


Oração de oferecimentos.

   Aceita com bondade, Senhor, os Dons que Vós mesmo concedestes a Vossa Igreja e transformai-os, com o Vosso poder, em Sacramento de Salvação.

   Por Cristo Nosso Senhor.


Antífona da Comunhão - São João 6: 51.

 Disse Jesus:

   "Eu Sou o Pão descido do Céu.

Quem comer Deste Pão viverá eternamente.

   O Pão que Eu darei É a Minha Carne para a Vida do mundo."


ou Salmo 147: 12. 14.

Glorifica o Senhor Jerusalém, louva teu Deus ó Sião.

O Senhor coloco paz na tua fronteira e com a flor do trigo te sacia.


Oração depois da Comunhão.

   Nós Vos pedimos, Senhor, que a comunhão com o Vosso Sacramento nos salve e no confirme no Caminho da Vossa Verdade.

   Por Cristo Nosso Senhor.