Liturgia de 06 de Agosto - 

  Domingo XVIII do Tempo Comum - Transfiguração do Senhor - Festa  - Cor branca.

(proibidas as Santa Missa de defuntos, exeto Exéquias.)

 

A Palavra de Deus Alimenta nossa fé.

 

   Este É Meu Filho Amado ...


   Na Primeira Leitura, o Profeta Daniel tem um lindo sonho de um ancião, isto é, de Deus que, com vestes brancas como a neve e cabelos alvo como a lã, sentou-Se em um Trono. Anjos aos milhares O serviam ... Daniel viu chegar em uma nuvem o Filho de Deus, que foi até o ancião, a Jesus foi dado o Império, a Honra e o Reino, e todos em todas as nações ... o Reino de Jesus, jamais será destruído.


   Como o Salmo podemos dizer: "Deus é Rei! Que a terra exulte e fiquem alegres! Sim, pois Tu És Deus!"


   Na Segunda Leitura, vemos São Pedro Testemunhar que viram Jesus Se Transfigurar e ouviram Deus Pai, dá a Jesus Honra e Glória dizendo: Este É Meu Filho Amado, em Quem Me comprazo ... .


   No Evangelho, vemos Jesus mostrar aos Discípulos sua Glória, Glória de Filho de Deus, Se transfigurando diante deles.


   Vinde Espírito Santo, nos ajudar a Transfigurar Jesus em nossa vida, sendo exemplo de filhos muito amado de Deus Pai.

   Vinde Espírito Santo, a Exemplo de São Pedro, nos ajudar a Testemunhar no dia a dia com exemplo de vida coerente, a Glória, o Poder e a Honra de Jesus.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém!


    Te agradecemos Jesus, por Daniel e pelos Discípulos que Testemunharam, Sua Glória e Seu Poder.

  Te agradecemos Jesus pela semana que passou, por Sua Presença em nossa vida, e, pelas Bênçãos recebidas.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


Antífona de Entrada - São Mateus 17: 5.

Jesus, ainda falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra e uma voz , que saia da nuvem disse:

"Este É o Meu Filho Amado, em Quem Me comprazo, ouvi-O!"


Oração da Coleta -

Senhor nosso Deus, que na Gloriosa Transfiguração do Vosso Filho Unigénito, confirmaste o ministério da fé com o testemunho da Lei e dos profetas, e, de modo admirável, anunciastes a adoção filial perfeita, fazei que, escutando a Palavra do Vosso Amado Filho, mereça participar da Sua Glória.

Ele que É Deus e Convosco Vive e Reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.


Primeira Leitura - Daniel 7: 9-10. 13-14.


Leitura da Profecia de Daniel


   Eu continuava contemplando, quando foram preparados alguns Tronos e um Ancião sentou-se. Suas vestes eram brancas como a neve; e os cabelos de Sua cabeça, alvos como a lã. Seu trono eram chamas de fogo com rodas de fogo ardente. Um rio de fogo corria irrompendo diante Dele. Mil milhares o serviam, e milhões de milhares o assistiam.

   O tribunal tomou assento e os Livros foram abertos.

   Eu continuava contemplando, nos meus sonhos, quando notei, vindo sobre as nuvens do céu, um como Filho de Deus. Ele adiantou-se até ao ancião e foi introduzido à Sua presença.

   A Ele foi outorgado o Império, a Honra e o Reino e todos os povos, nações e linguas o serviam. Seu Império é um Império Eterno que jamais passará, e Seu Reino jamais será destruído.

 


Salmo 96 (97): 1-2. 5-6. 9 e 12. (R. 1a. 9a)

"Deus é Rei! Que a terra exulte e fiquem alegres! Sim, pois Tu És Deus!" (Resposta)


Deus é Rei! Que a terra exulte,

as ilhas numerosas fiquem alegres!

Envolvem-No Trevas e Nuvens,

Justiça e Direito sustentam Seu Trono. (R.)


As montanhas se derretem como cera

frente ao Senhor da terra inteira;

o Céu proclama Sua Justiça

e os povos todos veem Sua Glória. (R.)


sim, Pois Tu És Deus,

o Altíssimo sobre a terra inteira,

mais elevado que todos os deuses.

Ó justos, alegrai-vos com Deus

e celebrai Sua Memória Sagrada! (R.)


Segunda Leitura - 2 Pedro 1: 16-19.


   Leitura da Segunda Carta de São Pedro.


   Com efeito, não foi seguindo fábulas sutis, mas por termos sido testemunhas oculares da Sua Majestade, que vos demos a conhecer o Poder e a Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois Ele recebeu de Deus Pai Honra e Glória, quando uma voz vinda da Sua Glória Lhe disse: "Este é o Meu filho amado, em quem me comprazo". Esta voz, nós a ouvimos quando Lhe foi dirigida do Céu, ao estarmos com Jesus no Monte Santo.



Aleluia ! - São Mateus 17: 5c.


Refrão : Aleluia ! (Repete-se 3 vezes).

Este É Meu Filho Amado, em quem me comprazo, ouvi-O!

(Refrão).


Evangelho - São Mateus 17: 1-9.



   Jesus tomou contigo, Pedro, Tiago e seu irmão João, e os levou para um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E ali foi Transfigurado diante deles. O Seu Rosto resplandeceu como o sol e as Sua vestes tornaram-se alvas como a luz. e eis que lhes apareceram Moisés e Elias conversando com Jesus. Então pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: "Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, levantarei aqui três tendas: uma para Ti, uma para Moisés e outra para Eleias". Ainda falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra e uma voz, que saia da nuvem disse: "Este É o Meu Filho Amado em Quem Me comprazo, ouvi-O!" Os Discípulos, ouvindo a voz, muito assustados, cairam com o rosto no chão. Jesus chegou perto deles e, tocando-os disse: "Levantai-vos e não tenhas medo". Erguendo os olhos, não viram ninguém: Jesus estava só.

   Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes: "Não conteis a ninguém essa visão, até que o Filho de Deus ressuscite dos mortos".



Oração de oferecimentos.

Aceitai, Senhor, os dons que recebemos da Vossa generosidade e trazemos ao Vosso Altar, e fazei que estes sagrados mistérios, por obra da Vossa Graça, nos santifiquem na vida presente e nos conduza às alegrias eternas.

Por Cristo nosso Senhor.


Antífona da Comunhão - I São João 3: 2.

Caríssimos desde já somos de Deus, mas o que nós seremos ainda não se manifestou. Sabemos que por ocasião desta manifestação seremos semelhantes a Jesus, porque O veremos tal como Jesus É.


Oração depois da Comunhão.

O Alimento Celeste que recebemos, Senhor, nos transforme em Imagem de Cristo, que, no mistério da Transfiguração, manifestastes cheio de esplendor e Glória.

Ele que Vive e Reina pelos século dos séculos.

Sermão de Anastácio Sinaíta, Bispo, no dia da Transfiguração de Jesus. 


   É Bom nós estarmos aqui.

 

   Jesus manifestou este mistério aos Discípulos no Monte Tabor. Depois de lhes ter falado, quando andava com eles, a respeito do Reino e da Sua segunda vinda em Glória, para que se convencessem firmemente no íntimo do seu coração, já que talvez não estivessem ainda bastante convencidos acerca do Reino, que Jesus anunciava, e também para que, observando o presente, acreditassem no futuro, realizou aquela admirável manifestação Divina no Monte Tabor, como uma imagem prefigurada do Reino dos Céus. Foi como se lhes dissesse: "Para que o tempo de espera não enfraqueça a vossa fé, desde já, no tempo presente, em verdade vos digo: estão aqui alguns presentes que não hão de morrer sem terem visto o Filho de Deus, vindo na Glória de Seu Pai".

   E querendo o Evangelista mostrar que o poder de Cristo estava de harmonia com a Sua vontade, acrescenta: Seis dias depois, Jesus tomo Pedro, Tiago e João e levou-os à parte, para um alto monte. E Transfigurou Se diante deles: o Seu Rosto resplandecia como o sol e a sua roupa brilhava como a neve; e apareceram Moisés e Elias a falar com Ele.

   Estas são as maravilhas da presente solenidade, este é o Mistério da Salvação que no monte se realizou para nós; porque ao mesmo tempo nos reúne, agora, a morte e a Glorificação de Cristo.

   Por isso, para penetrarmos na intimidade destes inefáveis e Sagrados Mistérios juntamente com os eleitos, entre os Discípulos inspirados por Deus, ouçamos a Vos Divina e Sagrada que, lá do alto, do cume do monte, instantemente nos chama.

   Apressemo-nos a ir para lá. Ou melhor - digo-o sem hesitar - vamos com Jesus que, lá nos Céus, é quem nos orienta; com ele brilharemos com olhos espirituais, seremos renovados, por assim dizer, com novas feições da nossa alma e configurados á Sua Imagem, e seremos continuamente transfigurados á Sua semelhança como participantes da sua natureza Divina e Herdeiros dos bens Celestes.

   Corramos para lá, cheios de entusiasmo, ânimo e alegria, e penetremos no interior da nuvem, à imitação de Moisés e Elias ou Tiago e João. Seja tu como Pedro, arrebatado perante a visão e manifestação Divina, transformado com aquela maravilhosa Transfiguração, isolado do mundo, abstraído das coisas da terra; deixa o que é carnal, aparta-te da criatura e volta-te para o Criador, a quem Pedro disse, em êxtase: Senhor, é bom nós estarmos aqui!

   Na verdade, Pedro, é bom nós estarmos aqui com Jesus e ficarmos aqui para sempre. Que há de mais feliz, mais sublime e mais excelente do que estarmos com Deus, configurar-nos com ele e vivermos na Sua luz? por certo cada um de nós, pelo fato de ter a Deus consigo e de ser transfigurado á Sua Imagem Divina, pode exclamar com alegria:

   É bom nós estamos aqui, onde tudo resplandece como o sol, felicidades e alegria, onde o coração é inundado de paz, serenidade e doçura; onde Cristo mostra o Seu Rosto; onde Jesus, com o Pai, estabelece a Sua Morada e diz: Hoje chegou a salvação a esta casa; onde com Cristo se acumulam tesouros de bens Eternos; onde se reflete, como num espelho, as primícias e as imagens dos ´seculos futuros.